O mês de julho é sempre um mês muito especial para os luteranos e as luteranas de Cachoeira do Sul, isto pelo fato da Comunidade Martim Lutero e do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco terem sido fundados no dia 03 de julho de 1893.
Neste ano de 2023, completando 130 anos, as festividades na Comunidade e no Colégio estão envolvendo não só a comunidade religiosa e escolar, mas da cidade como um todo.
No domingo do dia 02 de julho, o culto dominical contou com a presença de quatro corais e um grupo de canto, sendo eles: Chorus Domini (coro masculino), Coral Jubilate (coro feminino), Coral Martim Lutero (coro misto), Coral Infantil do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco e o Grupo de Canto dos Casais Reencontristas da Paróquia Evangélica de Cachoeira do Sul. O culto foi em Ação de Graças pelas Colheitas.
Após o culto, no Salão do Colégio e da Comunidade, uma grande festa aguardava a comunidade. Brincadeiras, ação entre amigos, almoço com churrasco, sobremesas, tenda da OASE, pescaria do Missão Criança e tantas outras atrações foram oferecidas.
Na segunda feira, o dia propriamente dito do aniversário, a Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul realizou uma Sessão Solene no salão do Colégio e da Comunidade. A sessão contou com falas que resgataram a história, os desafios, as realizações e também os sonhos para o futuro das instituições.
O sentimento que envolve a Comunidade e o Colégio é de gratidão: gratidão a Deus por tudo o que aconteceu ao longo desses 130 anos de história, de forma especial pelo envolvimento e compromisso no anúncio do Evangelho e com a Educação. Rogamos para que Ele, o Senhor da história, através do seu Santo Espírito, continue nos colocando em constante movimento para que sigamos anunciando e vivendo a mensagem de Cristo em nossa sociedade.