Ousadia. Boa dose de irreverência. Inteligência. Pesquisa que vai às raízes. Companheiro instigador de estudantes. Contador de histórias e estórias inspiradoras. Pastor de comunidade. Pessoa simples. Doutor em Teologia que perguntou a respeito de “O direito dos pobres”, título da sua tese. Estas são algumas das palavras e afirmações que nos remetem a Milton Schwantes. Milton Schwantes – Pastor da IECLB, Doutor em Teologia, biblista, pesquisador, professor. Em meio à dor e ao luto, mas com o mesmo reconhecimento de Jó, proclamamos em gratidão a Deus: O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor (Jó 1.21).
Como Pastor, mas especialmente como Professor, Milton deixará marcas indeléveis. Quero destacar uma delas, até porque tem a ver comigo, hoje Pastor Presidente da IECLB, mas antes disso aluno do Professor Milton. Como professor de Antigo Testamento, Milton nos tomava pela mão e conduzia através dos textos bíblicos. Usando uma figura, podemos dizer que ele se inclinava conosco para beber da fonte da água pura; para bisbilhotar atrás da letra; para sorver da essência. E assim o professor Milton marcou a vida de gerações de estudantes de Teologia. E são marcas que não somente nos acompanham, mas determinam em boa medida o nosso labor teológico. Com alegria e com profunda gratidão ao Professor Milton, reconhecemos e carregamos as marcas que ele deixou em nós.
Num horizonte mais amplo, tenho a convicção de que o grande legado de Milton são as tantas marcas que ficaram por onde ele passou. Marcas que inspiraram e continuam inspirando. Marcas que questionaram e continuam questionando.
Em nome da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil externamos a gratidão a Deus por nos ter presenteado com a história de Milton Schwantes. Igualmente em nome da IECLB estendemos o abraço solidário aos familiares.
O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.
Solidário no luto, ancorado na esperança da ressurreição para a vida eterna,
P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente