NTDL - Uma exposição que não sairá da lembrança Do dia 20 de março ao dia 24 de abril tivemos a oportunidade de ter presente em Palmitos a exposição itinerante “Nem Tão Doce Lar” que aborda a temática da violência contra a mulher. A exposição foi trazida em virtude do Encontro Intersinodal de Mulheres da Pastoral Popular Luterana. Aproximadamente quatrocentas mulheres foram contempladas nesse encontro. Também foram alcançados posteriormente os grupos de trabalho da Paróquia Evangélica de Palmitos e arredores.
A reflexão, que a NTDL proporcionou, evidencia que a violência no campo está muito mais presente do que se imagina. Muitas situações de vulnerabilidade das mulheres vieram à tona e se pôde trabalhar com elas numa perspectiva libertadora. Abordar o tema da violência doméstica é o primerio passo para restaurar a justiça e a dignidade das mulheres vítimas de agreções e abusos. E com isto se possibilita o encorajamento para buscar uma saída dessas situações de risco. Resgatando assim a integridade física, psíquica, espiritual, social e emocional.
Agradecemos a Fundação Luterana de Diaconia que nos presenteou com esse trabalho sublime. Fomos alcançados por uma proposta que nos motiva a continuar trabalhando por uma cultura da paz. O teólogo Rogério Aguiar mostrou que a luta por dignidade e justiça para as mulheres é de responsabilidade de toda a sociedade, inclusive da Igreja. Homens e mulheres precisam se unir para por fim a violência doméstica. A pastora Carmem Siegle, que trabalha na Coordenação de Gênero, representou a direção da IECLB e prestou uma relevante contribuição ao debate do tema. A exposição segue sua trajetória de espalhar vida digna com paz e justiça. Porém, nós não esqueceremos que fomos abençoados por tantas mãos e vozes que se colocaram a serviço da edificação de lares sem violência. Deus seja louvado por isso!
Paróquia Evangélica de Palmitos