Escrituração Contábil Digital reúne Lideranças em Pelotas

25/10/2014

01 - Reunião da Secretaria Geral da IECLB-Secretaria de Finanças e Escritório Contalnorte - Sede Sinodal - out 25 - DSC04403
02 - Reunião na Sede Sinodal reunindo Lideranças do Sínodo - DSC04405
03 - Reunião na Sede Sinodal reunindo Ministros-Presidentes-Secretários-Tesoureiros de Paróquias - Sede Sinodal - 25 - DSC04404
04 - Reunião na Sede Sinodal reunindo Conselho de Finanças-Presidentes-Secretários-Tesoureiros - out 25 - DSC04406
05 - Secretaria Geral da IECLB-Secretaria de Finanças e Escritório Contalnorte - Sede Sinodal - out 25 - DSC04419
06 - Reunião na Sede Sinodal com Lideranças de Paróquias - Sede Sinodal - out 25 - DSC04414
07 - Reunião na Sede Sinodal com Lideranças de Paróquias - Sede Sinodal - out 25 - DSC04412
08 - Secretaria Geral da IECLB-Secretaria de Finanças e Escritório Contalnorte - Sede Sinodal - DSC04410
09 - Reunião na Sede Sinodal com Lideranças de Paróquias - Sede Sinodal - out 25 - DSC04415
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A convite da Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Sra. Islair Radtke, reuniram-se na Sede Sinodal em Pelotas, sábado, 25 de outubro, Lideranças oriundas das vinte paróquias do Sínodo Sul-Rio-Grandense. Após a meditação do pastor sinodal Dietmar Teske, coube à Secretária Geral, Diác. Ingrit Vogt, trazer a saudação em nome da IECLB. Em seguida passou a palavra às assessorias convidadas para os assuntos propostos: - 1) SPED – Contábil – Escrituração Contábil Digital e – 2) PPCI – Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio. Para este fim o Sínodo contou com a assessoria do Sr. Gilnei Böhmer Holz da Contalnorte – Contabilidade e o Sr. Fábio Machado Silva – Secretário Executivo do Departamento Financeiro da IECLB.

Contando com um público, além das expectativas, estiveram presentes: - presidentes, secretários, tesoureiros e ministros de paróquias, membros do conselho de finanças e membros da Diretoria Sinodal. Mais de 80 pessoas reuniram-se na sala de reunião e garagem da sede sinodal para ouvir e dialogar com as autoridades da área contábil.

Sob o tema ´Informações administrativas e contábeis nas Entidades Religiosas´, o Sr. Fábio informou que as Entidades do Terceiro Setor, entre elas as entidades religiosas, têm regulamentos a serem seguidos e devem ser eficientes no uso de seus recursos financeiros, para que a sua viabilidade e sustentabilidade esteja garantida. Ele apontou para a importância da contabilidade, lembrando que a mesma é obrigatória e fundamental, para que as entidades legalmente constituídas, ou seja, que tenham CNPJ, continuem tendo pessoas dispostas a assumir a direção destas entidades. Interagindo, ambos os técnicos em contabilidade, Sr. Gilnei e Sr. Fábio, trouxeram informações e responderam às perguntas das lideranças das paróquias. Quanto ao PPCI/Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios foram dadas informações gerais, já que, dependendo de cada estabelecimento, este segue uma legislação própria.

Concluindo, a Secretaria Geral da IECLB e Contalnorte – Contabilidade fizeram suas considerações finais alertando para a importância de que presbitérios de comunidades e paróquias tenham contato com profissionais (contador, advogado, engenheiro,...), para que possam ajudar nas questões que lhes competem. Quando houver dúvidas ou dificuldades, é importante buscar orientação e/ou assessoria. Vale lembrar que a todo momento há mudanças e as entidades religiosas necessitam se adequar à legislação vigente para não ser oneradas desnecessariamente com multas, mas tenham os recursos necessários aquilo a que se propõe como Igreja de Jesus Cristo no Brasil, estar a serviço da missão de Deus.

Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense
 


Autor(a): Sínodo Sul-Rio-Grandense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
ID: 31298
COMUNICAÇÃO
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