Ensino Religioso pressupõe diálogo e valorização das diferenças

20/09/2013

A emergência de novas tecnologias pedagógicas e as suas implicações na formação das múltiplas adolescências que compõem o cenário escolar atual estiveram no centro de debates do IX Simpósio de Ensino Religioso, evento que reuniu 130 professores e pesquisadores no campus da Faculdades EST nos dias 29 e 30 de agosto.

O destaque do encontro foi o lançamento do livro “Ensino Religioso e Docência e(m) Formação”, obra que sinaliza a trajetória de conquistas e a consolidação dessa área do conhecimento como resultado de um trabalho conjunto, centrado no fomento ao diálogo e no respeito às diferentes manifestações religiosas.

“Um livro produzido a muitas mãos demonstra que os avanços na área do Ensino Religioso são decorrentes de um esforço coletivo, e não de iniciativas pessoais”, disse a professora da EST, Dra. Laude Brandenburg, organizadora da obra ao lado dos doutores Remí Klein, Iuri Reblin e Gisela Streck.

Na avaliação de Laude, o grande número de comunicações apresentadas ao longo dos dois dias de simpósio demonstrou que a produção de conhecimento conjunto em torno da área do Ensino Religioso tem dado certo. “O encontro de São Leopoldo deixou claro que as sementes do Ensino Religioso continuam a ser lançadas, cabendo a todos nós, independente de credo, cultivá-las com sabedoria”.

Segundo um dos organizadores do Simpósio, Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin, o legado do IX Simpósio foi estreitar a rede epistemológica e a prática do ensino religioso. “Há tanta coisa acontecendo Brasil afora, nos mais diferentes ângulos e contextos, que não ficamos sabendo a não ser promovendo um encontro para compartilhar e divulgar experiências, descobertas, dificuldades e desafios para o Ensino Religioso”.

Para além de promover o intercâmbio entre pesquisas até então desconexas, o encontro de São Leopoldo serviu para canalizar ações que terão como reflexo imediato o fortalecimento da área no contexto brasileiro.

Ao longo dos dois dias, o simpósio acolheu palestras, mesas temáticas, oficinas, comunicações e espaços pedagógicos, além de apresentações culturais.

Interessados em adquirir a obra “Ensino Religioso e Docência e(m) Formação” podem acessar o site da Editora Sinodal, que esteve presente com um stand de livros sobre o tema do Ensino Religioso ao longo dos dois dias do evento.

Confira uma galeria de imagens do encontro, registradas por Dilceu Witzke.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs 

COMUNICAÇÃO
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br