Aconteceu no dia 10 de setembro, o Encontro Sinodal do Setor de Visitação do Sínodo Sul-Rio-Grandense, na comunidade de São Lourenço do Sul/RS. O tema foi “Família no enredo da dependência química”. O professor Dr. Rolf Krüger, da Faculdade Luterana de Teologia (São Bento do Sul/SC), abordou o tema a partir de pesquisas e de sua experiência de atuação em comunidade terapêutica.
Os participantes puderam trazer perguntas e relatos de experiências. Dependência química e codependência, causas da dependência, fases para a recuperação, abordagem e encaminhamentos, acolhimento à família e importância dos grupos de apoio foram alguns dos assuntos destacados pelo assessor.
Vivemos em uma sociedade em que a dimensão virtual está cada vez mais forte, trazendo um aumento nas compulsões e, consequentemente, nas dependências. O transtorno afeta a pessoa inteira. Por isso, o tratamento da dependência química precisa ser integral, ou seja, voltado ao ser humano como um todo. A Igreja (comunidade de fé) tem uma grande importância nesse processo, pois pode oferecer um ambiente favorável para o dependente no pós-tratamento (após sair da comunidade terapêutica). Na comunidade de fé, a pessoa pode cultivar novas relações sociais, além disso, os familiares também podem ser acolhidos por meio de grupos de apoio.
Contamos com a participação de 22 pessoas, dentre elas lideranças de comunidade, visitadores, ministros(as), integrantes de grupos de jovens e pessoas que trabalham com dependentes químicos. Gratidão ao Sínodo Sul-Rio-Grandense por oportunizar o encontro, à comunidade de São Lourenço do Sul pela acolhida e a cada pessoa participante!