
O Seminário de Presbíteros faz parte do programa de formação permanente das lideranças das comunidades da IECLB no Sínodo Uruguai. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de comunhão e integração entre os presbíteros das diversas comunidades, possibilitando a troca de experiências e vivências. Foram quatro dias de muito aprendizado: no Núcleo das Águas (Paróquias de Erval Seco, Iraí, Palmitos e Mondaí) no dia 07 de maio, no Núcleo Rio das Antas (Paróquias de Cunha Porã, Maravilha e São Miguel do Oeste) no dia 28 de maio, no Núcleo Estrela (Paróquias de Arabutã, Chapecó, Concórdia, Erechim, Nova Estrela, Seara) no dia 04 de junho e no Núcleo Rio do Peixe (Paróquias de Alto Bela Vista, Filadélfia, Joaçaba, Luzerna, Piratuba e Marcelino Ramos) no dia 18 de junho. Durante os quatro Seminários reunimos 167 presbíteros.
No período da manhã, o Pastor Sinodal Jair Luiz Holzschuh trouxe uma reflexão sobre o Tema do Ano “Pela graça de Deus, livres para cuidar” com ênfase na ética e no cuidado. Com base neste tema, presbíteros foram desafiados a anotar um princípio ético em cada dedo da mão que haviam desenhado sobre o papel.
Após o trabalho individual, os presbíteros foram desafiados a eleger os cinco princípios daquele grupo por meio de consenso. Na sequência, os grupos elegeram as cinco prioridades para o seu Núcleo. No período da tarde, os assuntos abordados foram Alterações de Estatutos, Campanha Nacional Vai e Vem, Repasse de Dízimo e Ofertas, Plano de Ofertas.
Os princípios assumidos pelos Núcleos são os seguintes:
Núcleo das Águas:
1. Honestidade
2. Respeito
3. Transparência
4. Cuidado com Ministros e Ministras
5. Comprometimento
A palavra DIÁLOGO foi definida como sendo indispensável para que estes cinco princípios pudessem ser praticados.
Núcleo Rio das Antas:
1. Honestidade
2. Fé e Amor
3. Humildade e Simplicidade
4. Cuidado com Ministros e Ministras
5. Fidelidade
A palavra PARTICIPAÇÃO é fundamental para que os cinco princípios sejam assumidos.
Núcleo Estrela:
1. Honestidade
2. Fidelidade
3. Fé
4. Cuidado com Ministros e Ministras
5. Transparência
TRABALHO COM GRATIDÃO foi definido pelo grupo como essencial para que estes princípios possa sem praticados.
Núcleo Rio do Peixe:
1. União
2. Honestidade
3. Amor
4. Cuidado com Ministros e Ministras
5. Transparência
A palavra INTEGRIDADE foi afirmada como sendo necessária para que na vida comunitária estes cinco princípios sejam vividos.
A partir da peregrinação nas paróquias e o diálogo com Ministros e Ministras, o Pastor Sinodal sugeriu e os núcleos acataram o Cuidado com Ministros e Ministras como um dos cinco princípios que receberão atenção especial nas Paróquias do Sínodo Uruguai. Agradecimento às comunidades que participaram e se comprometem com a vivência do Evangelho de Jesus Cristo nas famílias e comunidades conforme os cinco princípios assumidos.