No dia 28 de março, na Paróquia Blumenau Centro, o Sínodo Vale do Itajaí realizou o 3º Encontro Sinodal de Diaconia. O encontro reuniu diversos representantes das paróquias para refletir em torno do tema “Transformação, reconciliação e empoderamento.
A palestra ficou ao cargo do pastor Roni Balz, que resgatou textos bíblicos que falam do cuidado às pessoas, a partir do desenvolvimento histórico e resgatou a questões que envolvem a igreja e a política. Ele ainda falou sobre caridade, assistencialismo e assistência. A assistente social Maria Eunice Malacarne Bernat fez uma retrospectiva de governos e conjunturas e esclareceu as dúvidas que surgiram no grupo relacionadas às políticas públicas. Ela indicou caminhos que pode-se buscar para o trabalho em rede.
Todo o programa foi diversificado e atraente. O almoço também foi diferente. A proposta era partilhar o alimento que cada participante levou para o encontro. “Fizemos tudo em mutirão o que gerou descontração e diálogo. Sentimo-nos mais empoderad@s e animad@s a junt@s promover reconciliação, empoderamento e gerar transformações, deixando sinais concretos do grande amor de Deus em nosso contexto”, enfatizou a diácona Simone Engel Voigt, coordenadora do Conselho Sinodal de Diaconia.
No relato dos grupos foram percebidos valores fundamentais para a continuidade da caminhada diaconal no Sínodo, como criar práticas diaconais que realcem a dignidade das pessoas e lhes deem a capacidade de construírem pontes tanto na Igreja como na sociedade. A proposta é valorizar, vivificar, dignificar, humanizar, promover, aceitar, respeitar, entender o contexto, dialogar, se solidarizar e cuidar do próximo.