Encontro de Jovens Adultos Luteranos reúne mais de 30 participantes no Sínodo Vale do Itajaí
O encontro “Jovens Adultos Luteranos” foi mais uma forma que a Pastoral da Criança e Juventude do Sínodo Vale do Itajaí encontrou para incluir jovens, com mais de 20 anos, na vida comunitária. A primeira edição aconteceu no dia 5 de julho, na Paróquia Blumenau Itoupava Seca. A proposta reuniu jovens que já participaram de grupos de jovens anos atrás ou pessoas que não tiveram esta oportunidade, mas que buscam um espaço para viver a espiritualidade.
“Criamos uma grande expectativa com esta proposta. A Pastoral da Criança e Juventude tem esta função; buscar caminhos para incluir mais e mais pessoas na vida comunitária. Nossas comunidades são espaços de convivência, troca de experiências, espiritualidade e muita amizade”, alegrou-se o pastor sinodal Breno Carlos Willrich.
A temática “Laços de Amizade” foi abordada pelo catequista Daniel da Costa, a partir de Provérbios 17.17 – O amigo ama sempre e na desgraça e ele se torna um irmão. Este tema aborda que mesmo com o passar do tempo, a amizade continua forte. O grupo constatou que apesar do longo período sem se encontrar, a sensação positiva de rever os amigos foi grande.
“Quando nos vemos novamente, as lembranças do passado vêm à tona. Você se sente como se estivesse naquela época, no grupo de jovens, nos eventos sinodais. Você conta como estão seus dias atuais; mas só quer falar do passado, naquele dia de acampamento, no Femuca, na oficina de lideranças. Lembra-se das músicas, brincadeiras, e muito mais. É fantástico!”, enfatizou a secretária de Educação Cristã Contínua da JE Sinodal, Kathleen Suzan Zwicker.
O jovem Ramon Galdino lembrou que há muito tempo está afastado da Juventude. Para ele, foi importante perceber como é bom estar em companhia de pessoas tão especiais. Poder conversar, rir, cantar, louvar, lembrar momentos do passado, pensar no futuro. “Foram momentos antagônicos. De nostalgia pelo tempo passar tão rápido e de alegria por ver que todos estão bem e progredindo. Rever vários amigos de JE foi maravilhoso. Espero ter mais eventos assim e poder passar mais tempo com eles. Isto fortalece cada vez mais esses laços de amizade!.
A Pastoral da Criança e Juventude e a Juventude Evangélica Sinodal pretendem realizar esta mesma modalidade de encontro em outras comunidades do Sínodo Vale do Itajaí. A proposta reúne ex-integrantes de grupos de JE ou até mesmo pessoas que não tiveram a oportunidade de participar de um grupo regular, mas que buscam uma forma de se integrar na vida de uma comunidade e viver a espiritualidade. “Uma ótima oportunidade está surgindo. Somos uma Igreja inclusiva, queremos que mais pessoas vivam comunidade”, desafiou a coordenadora da Pastoral, Katilene Willms Labes.