Encontro da Pessoa com Deficiência e Familiares

15/08/2010

1 | 1
Ampliar



Aconteceu em 15 de Agosto na Comunidade Bom Jesus II, Paróquia Boa Vista, o Encontro Sinodal da Pessoa com Deficiência. Aproximadamente 150 pessoas participaram do evento. Embora no Sínodo houvesse várias iniciativas no passado, ainda não se constituíram grupos em nenhuma comunidade e que se reunissem regularmente.

A Paróquia Boa Vista, com a realização do PPHM, com ênfase na Diaconia, incluiu no contrato do Período Prático de Habilitação ao Ministério, visita às famílias com Pessoas com Deficiência. Isso permitiu que no Sínodo a Paróquia Boa Vista, além de constituir um fichário de todas as Pessoas com Deficiência, abrisse as portas para o Encontro Sinodal em 2010.

O Encontro Sinodal teve o apoio financeiro da Secretaria de Ação Comunitária, Setor Diaconia e Inclusão. Além do Culto oficiado pelo pastor sinodal Dietmar Teske e o mentor do PPHMD, P. Fábio Steinert, a Mensagem no Culto e a Palestra estiveram sob a responsabilidade da Diácona e Psicóloga Marliza Schwingel de Santa Cruz do Sul. Marliza explanou sobre os direitos e deveres da Pessoa com Deficiência.

Desafiou as pessoas presentes para a continuidade dos trabalhos e encontros voltados à Pessoa com Deficiência.

Outro convidado especial para o Encontro foi o Projeto ´Carinho´ da ESEF/Escola Superior de Educação Física da UFPel/Universidade Federal de Pelotas, reunindo um grupo de pessoas com síndrome de Down para apresentação de danças. Na oportunidade o coordenador, Professor Dr. Alexandre Marques da ESEF/UFPel falou do passado e presente das pessoas com síndrome de Down, destacando a expectativa de vida que aumentou muito nos últimos anos.

A Professora de Educação Física Rejane M.N.C Peter, representante do Sínodo no Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência assim se manifestou: Momentos de reflexão, conscientização e demonstração de que somos todos capazes, independente de nossa limitações, nos foram proporcionados durante o Encontro. Sementes foram lançadas, não somente ao público específico do encontro, mas em cada participante. Como cristãos e enquanto comunidades devemos ser sempre pessoas acolhedoras em nome do amor de Deus. Parabenizo a todos que participaram e contribuíram com o sucesso do evento.

A PPHMD Isolete M. Follmer assim se manifestou sobre o Encontro: O encontro valeu à pena. O encontro mostrou que as pessoas estão interessadas em incluir e querem aprender a serem mais inclusivas. Afinal, a deficiência faz parte de muitas famílias. Como cristãos e cristãs precisamos nos esforçar para promover o acesso e não julgarmos pelas aparências. O exemplo desse amor incondicional vem de Jesus. Ficou claro na palestra que as pessoas com deficiência têm direitos e estes, na maioria das vezes, não estão sendo atendidos.

O evento teve ainda a participação do Grupo de Dança Sênior ´Promenade´da Paróquia Boa Vista e terminou com Café servido pela Paróquia a todos os presente no Encontro.










Divulgação: PPHMD Isolete M. Follmer e Sínodo Sul-Rio-Grandense

 

COMUNICAÇÃO
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br