Encerramento do “Programa Emmaus, uma caminhada de fé” acontece na Comunidade de Dois Irmãos

Projeto idealizado pela Igreja Anglicana da Inglaterra e trazido ao Brasil pela FLT, programa teve 16 encontros que motivaram a caminhada conjunta da comunidade

07/12/2023

1 | 1
Ampliar

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Dois Irmãos celebrou, no dia 29 de novembro, o encerramento do programa “Emmaus, uma Caminhada de Fé”.

“EMMAUS é um curso no qual brilha a luz da Páscoa”. O curso é desenvolvido pela Igreja Anglicana Inglesa e adaptado pela Faculdade Luterana de Teologia de São Bento do Sul/SC. Foi organizado com uma equipe da comunidade e conduzido pelo Pastor Werner Kiefer com o apoio do PPHM Henrique Echeverria. Entre o período de 23/08/2023 e 29/11/2023, aconteceram os 16 encontros deste programa.

Como consta em Lucas 24.14 e seguintes: Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles. Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram (Lc. 24.24). Sentou-se à mesa com eles e reconheceram Jesus. (Lc. 24.30-31) De fato, o Senhor foi ressuscitado e contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.” (Lc. 24.35-36)

Para o Pastor Werner Kiefer, após a pandemia, houve uma redescoberta do sentido da vida, na partilha da Palavra e da comunhão de mesa. A alegria de reencontrar-se em cada encontro são lembranças que permanecem vivas.

O sentido da igreja está no encontro. A questão do pertencer e do quanto é bom conviver e ser lembrado um pelo outro são forças mobilizadoras que nos fortalecem em nossa jornada diária. Experienciar a fé são desafios para o ser Igreja nos dias atuais. Creio que o EMMAUS nos proporcionou esta satisfação.

A organização do programa EMMAUS propõe não apenas transmitir conhecimento bíblico, mas também celebrar a comunhão entre os irmãos e irmãs. Segundo Renato Trierweiler, líder da comunidade no Projeto, “O Emmaus foi um fortalecer na fé! Compartilhar a mesa com meus irmãos e irmãs de caminhada na fé foi extremamente gratificante”. Já para a comunidade, representa uma oportunidade desafiadora para o surgimento de jovens lideranças. Para George Gallas, um dos organizadores, o Emmaus foi a porta de entrada para um reavivamento da comunidade, e esse foi um projeto piloto para incentivar que demais projetos aconteçam em 2024.

Uma característica que marcou o Programa EMMAUS 2023 foi a presença constante dos membros, juntamente com as crianças. Apesar das fortes chuvas, a disciplina e frequência do público chamou a atenção pelo comprometimento de todos. Para Anelise Koch, o EMMAUS foi importante para compartilhar, aprender e vivenciar em comunidade. Eloisa Schneider relata que “a proposta foi realmente como o anunciado, caminhada conjunta, muitas partilhas, risadas, amizades, confraternizações, aprendizado e reflexões! Fomos desafiados sobre nossa fé e a descobrir nossos dons e como servir e como viver a fé em comunidade”. Irene Schmidt complementa que “existe o antes e o depois. Fui ver como era o programa e conhecer as pessoas da comunidade. O que vi foi ótimo; pessoas muito abertas e simpáticas, tanto que lamento que o programa esteja encerrando”.

Enquanto os adultos participavam do Programa Emmaus, os jovens foram acolhidos e participaram de brincadeiras e jogos. Para Adriana Trierweiler, “A criança absorve valores fundamentais durante seu crescimento. Por isso, promover que a criança participe nas atividades da igreja e entre em contato com valores cristãos são ações que desempenham um papel crucial no seu desenvolvimento. Participar das atividades da igreja oferece à criança a oportunidade de aprender sobre amor, respeito, serviço aos outros e importância da fé.” Gratidão à nossa musicista que se empenhou junto às crianças com a contação de histórias e canto, com muitas apresentações no final dos encontros.
O EMMAUS é um caminho sempre a ser trilhado. Um caminho que fica entre a desesperança e alegria do pão partido. Desta forma, um grupo de pessoas decidiu caminhar por determinado tempo juntas, cozinhando, jantando e estudando! Mas como é um caminho, a linha de chegada é sempre postergada, no desejo de que os caminhantes sempre se reconstruam. Isto foi presenciado nos encontros e devem ser mantidos: Caminhar é preciso! Que continuemos a caminhada, tal qual os discípulos que reconheceram e confessaram a sua fé em Jesus Cristo. Por isso, voltaram alegres e deram testemunho da sua fé dia após dia.

George Gallas
membro da Comunidade de Dois Irmãos

 

COMUNICAÇÃO
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br