Emilio Voigt participa de extensa agenda ambiental na Alemanha e na Itália

01/10/2015

IMG_1781
P_20150917_113037
1 | 1
Ampliar

Entre os dias 18 de setembro e 1 de outubro, o pastor Dr. Emilio Voigt compartilhou experiências sobre questões ambientais e mudanças climáticas com líderes de igrejas europeias e dos Estados Unidos. Na agenda de compromissos, um simpósio em Milão/Itália; palestras e reuniões em instituições ligadas à Igreja da Baviera/Alemanha; e ainda um ato solene na cidade de Munique/Alemanha.

Nos dois primeiros dias da viagem, pessoas de diferentes denominações cristãs, reuniram-se na Igreja Valdense de Milão, para refletirem sobre o cuidado com a criação e a certificação ambiental “Galo Verde”. Emilio era o único latino-americano da delegação. Quatro temas principais guiaram o simpósio: a preocupação com a segurança alimentar, as mudanças climáticas, o compromisso com a criação e a Igreja como meio de transformação. O grupo reafirmou que o cuidado com a criação é parte integrante da fé. “Mudança climática e pobreza estão ligadas e constituem o maior desafio deste tempo”. Cada líder presente neste encontro comprometeu-se a desafiar suas igrejas de origem para promoverem mudanças na sociedade e serem agentes de transformação.

Na Baviera pode conhecer instituições e comunidades que estão trabalhando as questões ambientais a partir do programa Galo Verde. Refletiu sobre a preocupação que existe no Sínodo Vale do Itajaí e relatou avanços e dificuldades que o Brasil tem em relação a esta temática. Ele teve a oportunidade de compartilhar suas observações e colher experiências com diferentes grupos de confirmandos, jovens, mulheres, presbíteros e ministros. Em Bad Alexandersbad ajudou a coordenar um seminário sobre alimentação com o tema: ‘Alimentar o Mundo – Energia para a Vida’.

Em Munique aconteceu um ato solene pelos 20 anos de educação ambiental no Estado da Baviera. A ministra Ulrike Scharf, chefe da pasta do Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, citou o papel da Igreja para uma mudança cultural na sociedade. Ela enfatizou que a parceria com as instituições religiosas é de fundamental importância para que as políticas públicas alcancem êxito.

Emilio Voigt é assessor de Formação e Edificação de Comunidades do Sínodo Vale do Itajaí, com sede em Blumenau (SC). Na área ambiental, integra a equipe do Galo Verde, um programa ecumênico, que tem como objetivo implantar iniciativas de preservação ambiental em comunidades e instituições eclesiásticas.


 

COMUNICAÇÃO
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br