Foi uma manhã chuvosa de domingo no dia primeiro de setembro, até mesmo começou escura, mas o que poderia ser um empecilho tornou-se mais um motivo de gratidão, pois depois de semanas de estiagem, para os padrões joinvillenses, a chuva tornou a aparecer. A comunidade da Paróquia dos Apóstolos se reuniu em culto para render graças depois de um mês refletindo sobre o tema da gratidão, tendo sido trabalhada em cada semana de agosto uma mensagem especial sobre diversos aspectos do que é “em tudo dar graças”: “Do eu para o nós”; “Pai, obrigado”; “É dando que se recebe”; “Do lamento para a alegria”, finalmente chegando ao culto de Ação de Graças do dia 01 de setembro.
A prédica do culto, trazida pelo pastor Marcos, abordou a gratidão em suas diversas formas e pelas mais diversas coisas, inclusive pela nossa incompletude, por sermos pessoas “em obras”, obras eternamente realizadas pelo agir de Deus. Após a pregação, cada pessoa foi convidada a escrever em um pequeno coração de papel motivos de render graças, pendurando-o em uma árvore posta no altar. Uma árvore de galhos secos, de repente, encheu-se de cor e vida simbolizando a gratidão de todas as pessoas presentes pelos mais variados motivos. O culto foi celebrado em conjunto com os pastores eméritos Manfredo Siegle e Rubens Horst, membros da Paróquia dos Apóstolos. Após o culto foi realizado um almoço comunitário com uma mesa posta pelo alimento que cada pessoa trouxe para compartilhar. Um momento muito especial de comunhão e partilha, um momento de vida em comunidade.
Durante o mês de agosto também foi levantada uma arrecadação de doações como uma das formas de demonstrar gratidão. O valor arrecadado será revertido em três frentes: 40% para Campanha Vai e Vem, 40% para a reforma dos banheiros da comunidade dos Apóstolos e 20% para a climatização da comunidade Apóstolo Pedro. A meta de recursos foi alcançada e a expectativa é que seja até mesmo superada nas próximas semanas. Dessa forma, podemos gerar frutos com nossa gratidão, resultando em melhorias para as nossas comunidades, e para a missão de propagar o Evangelho em outros lugares, através da campanha Vai e Vem.
Uma manhã chuvosa e escura foi um momento de muita luz na vida da Paróquia dos Apóstolos, uma manhã de render graças e de possibilitar o olhar para adiante, tendo a certeza de que, como lido durante o culto em Filipenses 4:13: “com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”, e mais uma vez, por tudo isso somos gratos.