Educação como testemunho, denúncia, anúncio e serviço
1 | 1
A concepção evangélico-luterana de educação é compreendida a partir da intersecção dialógica entre a teologia e a pedagogia. Como ciências autônomas, tendo concepções teóricas próprias, ambas elaboram uma nova teoria e prática teológico-pedagógica, em que cada uma delas contribui expressivamente na reconfiguração da sua respectiva práxis. Ambas, com seus paradigmas, interferem uma na outra, estabelecendo uma correlação teórica e prática.
Toda ação educacional da IECLB deve ter como elemento fundante a base confessional evangélico-luterana, a qual deve perpassar os currículos das casas de formação e os projetos pedagógicos das escolas da IECLB:
Educação como testemunho, denúncia, anúncio e serviço:
Educação apoiada no diálogo como método, na autocrítica como modelo de ação comprometida, na inovação como forma e na honestidade como norma;
Interação entre comunidade escolar e eclesial;
Comprometimento com os pais e com a educação que prioriza a vida;
Envolvimento da sociedade nos projetos escolares;
Criticidade frente à globalização;
Estímulo à pesquisa, sem idolatria à ciência;
Inclusão do calendário litúrgico no planejamento anual.
Fonte: Diretrizes da Política Educacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.