Educação como testemunho, denúncia, anúncio e serviço

Centro de Ensino Médio Pastor Dohms Porto Alegre - unidade Camaquã Escola Aberta
Centro de Ensino Médio Pastor Dohms Porto Alegre - unidade Taquari investindo na cultura
Centro de Ensino Médio Pastor Dohms Porto Alegre - unidade Taquari preservando tradições (2)
Centro de Ensino Médio Pastor Dohms Porto Alegre - unidade Taquari preservando tradições (3)
Centro de Ensino Médio Pastor Dohms Porto Alegre - unidade Taquari preservando tradições (4)
Centro Sinodal de Ensino Fundamental do Litoral Norte - música - foto acervo do Centro
Colégio Cruzeiro - Rio de Janeiro - Dia da Família 2011
Colégio Cruzeiro - Rio de Janeiro - Encontro de Corais 2011
Colégio Evangélico Alberto Torres Lajeado - gravação CD
Colégio Evangélico Alberto Torres Lajeado - Terceirão 2011
Colégio Evangélico Augusto Pestana Ijuí - banda do colégio
Colégio Martin Luther - Estrela - 30º Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais da Rede Sinodal de Educação
Colégio Martin Luther - Estrela - Dia da Família
Colégio Martinus Curitiba - apresentação
Colégio Mauá Santa Cruz do Sul
Colégio Sinodal Barão de Rio Branco - Cachoeira do Sul - celebração da páscoa
Colégio Sinodal Barão de Rio Branco - Cachoeira do Sul - preservar tradições (2)
Colégio Sinodal Barão de Rio Branco - Cachoeira do Sul - preservar tradições
Colégio Sinodal Barão do Rio Branco - Cachoeira do Sul - apresentação Foto Rafael Hoffmann Voigt
Colégio Sinodal Barão do Rio Branco - Cachoeira do Sul - apresentação (2) Foto Rafael Hoffmann Voigt
Colégio Sinodal Barão do Rio Branco - Cachoeira do Sul - Berçário
Colégio Sinodal Barão do Rio Branco - Cachoeira do Sul - Dia da Família
Colégio Sinodal Barão do Rio Branco - Cachoeira do Sul - ensino médio
Colégio Sinodal Barão do Rio Branco - Cachoeira do Sul - manter tradições
Colégio Sinodal Ibirubá - Dia da Família
Colégio Sinodal Progresso - Culto de 135 anos
Colégio Sinodal Rui Barbosa - Carazinho - formaçãodecidadãos
Colégio Sinodal Rui Barbosa - Carazinho -celebração 90 anos
Colégio Sinodal Ruy Barbosa Rio do Sul - construção de cidadania (2)
Colégio Sinodal Ruy Barbosa Rio do Sul - construção de cidadania (3)
Colégio Sinodal Ruy Barbosa Rio do Sul - construção de cidadania
Colégio Sinodal Ruy Barbosa Rio do Sul - preservar tradições
Colégio Sinodal São Leopoldo - Culto 75 anos (3)
Colégio Sinodal São Leopoldo - Culto 75 anos
Colégio Teutônia foto Colégio Teutônia
Colégio Teutônia
Ensino Religioso 2003
Escola Barão do Rio Branco - Blumenau - ação solidária através da música
Escola Barão do Rio Branco - Blumenau - preservar tradições
Instituição Evangélica de Novo Hamburgo em ação de sustentabilidade
Instituto Evangélico de Ivoti - aprendendo com as abelhas foto EEI
Instituto Evangélico de Ivoti - competição
Instituto Evangélico de Ivoti - interação com povo Kaigang
Instituto Evangélico de Ivoti - Orquestra Sinfônica Jovem
Jardim de Infância Princesa Isabel - Blumenau Itoupava Seca Horta escolar
SETREM Três de Maio - mantendo as tradições
SETREM Três de Maio - música
SETREM Três de Maio - preservar as tradições
1 | 1
Ampliar

A concepção evangélico-luterana de educação é compreendida a partir da intersecção dialógica entre a teologia e a pedagogia. Como ciências autônomas, tendo concepções teóricas próprias, ambas elaboram uma nova teoria e prática teológico-pedagógica, em que cada uma delas contribui expressivamente na reconfiguração da sua respectiva práxis. Ambas, com seus paradigmas, interferem uma na outra, estabelecendo uma correlação teórica e prática.

 

Toda ação educacional da IECLB deve ter como elemento fundante a base confessional evangélico-luterana, a qual deve perpassar os currículos das casas de formação e os projetos pedagógicos das escolas da IECLB:

Educação como testemunho, denúncia, anúncio e serviço:

Educação apoiada no diálogo como método, na autocrítica como modelo de ação comprometida, na inovação como forma e na honestidade como norma;
Interação entre comunidade escolar e eclesial;
Comprometimento com os pais e com a educação que prioriza a vida;
Envolvimento da sociedade nos projetos escolares;
Criticidade frente à globalização;
Estímulo à pesquisa, sem idolatria à ciência;
Inclusão do calendário litúrgico no planejamento anual.

 Fonte: Diretrizes da Política Educacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
 

Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br