
EDITAL DE PROJETOS IV/2021
Promover vida digna às pessoas que sofrem em decorrência do COVID19
Informações gerais:
Objetivo: Apoiar ações que visam promover vida digna às pessoas que sofrem em decorrência do COVID19.
Quem pode acessar recursos: Comunidades, Paróquias, Sínodos e instituições diaconais confessionalmente identificadas.
Período de encaminhamento do requerimento: 29/09/2021 a 15/10/2021.
Período de desenvolvimento do projeto: 01/02/2022 a 31/07/2022
Data de disponibilização do auxílio: mediante disponibilidade.
Como encaminhar o requerimento: o projeto deverá ser cadastrado e enviado a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos.
Valor do apoio: o valor máximo solicitado poderá ser de até 90% do valor total necessário para a efetivação da ação pretendida.
Comunicação do resultado da análise: a partir de 15/01/2022
Repasse do recurso financeiro: mediante disponibilidade.
Objetivo:
O apoio a comunidades e instituições diaconais tem por base a Missão da IECLB, que é Propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo, e está igualmente ancorado na Visão da IECLB, que é Ser reconhecida como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação.
Objetivo específico:
Apoiar as ações diaconais desenvolvidas por comunidades e organizações diaconais que tem como objetivo promover vida digna a todas as pessoas, de modo especial àquelas que sofrem em decorrência da pandemia global ocasionada pelo COVID19.
Objetivamente, os itens possíveis de apoio são: aquisição de alimentos, materiais de higiene e limpeza e máscaras para serem distribuídos às pessoas necessitadas.
São requisitos para seleção e análise dos projetos:
· Cadastro de projeto com objetivo mensurável e verificável.
· Previsão orçamentária coerente com o plano de ação.
· Apresentação dos critérios a serem utilizados para selecionar as famílias que serão beneficiadas.
· Informar qual será a comissão responsável pela seleção das pessoas beneficiadas. (pessoas integrantes desta comissão).
· Informar se a instituição ou a comunidade está articulada com a rede do CRAS ou CREAS para viabilizar o cuidado psicossocial das famílias beneficiadas.
· Parecer do Conselho Sinodal. Na impossibilidade, parecer da diretoria do Conselho Sinodal ad referendum do Conselho Sinodal.
O que acontece com o projeto depois que é enviado?
A equipe do Núcleo de Projetos examinará o projeto, e, se preciso, solicitará à organização proponente novas informações ou esclarecimentos sobre a proposta. O conjunto de projetos será encaminhado e analisado pelos órgãos competentes, conforme documentos normativos.
Como saber se a solicitação foi aprovada?
A comunicação do resultado da análise será enviada para o endereço eletrônico da organização proponente, com cópia ao respectivo Sínodo.
Acompanhamento e avaliação:
O acompanhamento dos projetos será feito pelo respectivo Sínodo com a assessoria da Coordenação de Diaconia e Núcleo de Projetos, por meio de contatos via e-mail, contatos telefônicos, relatórios narrativos e relatórios financeiros.
Proveniência dos Recursos:
Os projetos que atenderem aos critérios estabelecidos neste edital serão encaminhados à comissão de projetos de Mission EineWelt. Esta comissão irá avaliar os projetos recebidos e se aprovados receberão auxílio de um fundo criado especificamente para auxiliar ações emergenciais por conta do COVID19.
Aplicação de recursos financeiros e prestação de contas:
Os recursos deverão ser aplicados de acordo ao plano orçamentário. A prestação de contas se dará a partir da apresentação de relatórios narrativo e financeiro.
Para auxiliar na reflexão:
Sugerimos a leitura do texto Diaconia e COVID 19 - Reflexões acerca da Confessionalidade Luterana em tempos de Coronavírus, disponível em: https://www.luteranos.com.br/conteudo/diaconia-e-covid-19
Permanecem dúvidas?
Escreva para secretariageral@ieclb.org.br
Porto Alegre, 29 de setembro de 2021.
P. Marcos Bechert
Secretário-Geral