Discernimento ético - uma perspectiva evangélica de confissão luterana

14/03/2009


IECLB nº 163865/09

Prezados/as obreiros, obreiras e lideranças de comunidades e instituições da IECLB:

Discernimento ético – uma perspectiva evangélica de confissão luterana

A Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), reunida com a pastora e pastores sinodais em São Leopoldo (RS), de 10 a 13 de março, divulgou seu posicionamento sobre o caso do estupro e gravidez de uma menina de nove anos em Pernambuco – onde a mãe decidiu pelo término da gravidez da sua filha. A carta pastoral que trata do “Discernimento ético” a partir de uma perspectiva evangélica de confissão luterana, expressa a convicção de que “Deus, em sua graça, permite, em situações extremas como essa, opções carregadas de mal – pois o aborto certamente não é um bem – e as acolhe como expressão de um servir responsável ao próximo em necessidade.”

“Essa teologia concorda que a legislação brasileira contemple a possibilidade de interrupção da gravidezem casos de estupro ou risco de vida para a mãe”, diz o documento, assinado pelo pastor presidente da IECLB, Walter Altamnn. Essa teologia, contudo, não define esse desfecho como norma moral geral, pois estaria igualmente desrespeitando o critério de que a decisão deva ser tomada pelas pessoas implicadas, em responsabilidade própria.

“Atenção preponderante é devida à criança que é, indubitavelmente, vítima dessa violência, carecerá por longo tempo de todo apoio médico, psicológico e espiritual que lhe possa ser prestado, para se desenvolver livre de culpas. Nunca é demais enfatizar a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente em todas as suas implicações.”

Também a equipe médica, que, atenta aos riscos inerentes à gravidez da criança e devidamente autorizada, efetuou o procedimento, é merecedora não de juízos morais que sobrecarreguem suas consciências, mas de conforto espiritual em sua própria angústia, um conforto que por muito mais razões deve ser estendido irrestritamente à mãe da criança que autorizou a interrupção da gravidez em sua filha. Mãe e filha experimentaram, cada qual a seu modo, uma tragédia. Contudo, também em meio à tragédia, e especialmente ali, há a necessidade da solidariedade humana e a possibilidade da graça divina.

Leia o texto na íntegra em Discernimento ético - um posicionamento evangélico de confissão luterana.

Atenciosamente, Susanne Buchweitz, assessora de Imprensa da Presidência da IECLB

COMUNICAÇÃO
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br