A Banda Brasileira da Escola Popular, de Curitiba/PR, convidada a participar do 3º Dia Sinodal da Igreja, apresentou várias músicas de seu repertório durante o intervalo de almoço, antes do reinício das atividades da tarde.
Finalizando sua apresentação, a BBEP executou os hinos Arde a voz HPD2-446 e Momento Novo HPD2-434, música dos hinários da IECLB e formou-se um grande cordão de dança na ARENA, formada por jovens, Ministros e demais participantes.
Conheça um pouco da história da Banda Brasileira da Escola Popular, lendo o texto a seguir. Acesse também o site www. escola-popular.de para mais informações.
História da Banda Brasileira da Escola Popular
Nós somos uma escola internacional luterana de samba e capoeira e fazemos parte do trabalho de educação da EKM (Igreja Luterana da Alemanha Central). Nossas principais atividades além das aulas de samba e capoeira são desenvolver novos arranjos para hinos, criar e desenvolver projetos com escolas, apresentações e cultos, assim como fomentar nossos grupos regionais. Nosso objetivo é criar um ambiente aberto para a vida comunitária e para o engajamento social e assim construir e atuar de forma ativa na sociedade. Construir pontes entre pessoas, países e culturas e fazer a nossa igreja mais tolerante e aberta para o mundo.
Nossa história começou na Turíngia, na Alemanha central em 1994. Hoje estamos a caminho de nos tornarmos uma comunidade de formato próprio, com grupos na Turíngia, Saxônia e Hessen, na Alemanha, em Łódź na Polônia e no Paraná, no Brasil.
Participar podem todos e todas que se interessam por música e movimento ou que gostariam de apoiar nosso trabalho.
Conheça mais sobre a Banda Brasileira da Escola Popular no Brasil
A Escola Popular, vem se desenvolvendo desde 1994 em diferentes áreas de atuação:Samba-Percussão, Banda, Capoeira e Projetos. A iniciativa surgiu a partir de Hans-Jürgen Neumann que atuava na época como pedagogo comunitário no trabalho com jovens da Igreja Luterana na Alemanha central. Até hoje Hans-Jürgen dirige e gerência a Escola Popular.
A Escola Popular se utiliza e se orienta nessas duas diferentes formas de expressão cultural do Brasil, a capoeira e o samba e as utiliza como ferramentas de conscientização e educação de forma ativa na Igreja e na vida em comunidade. Começou na EKM, mas possui hoje grupos em outras regiões da Alemanha na Polônia e no Brasil.
A Capoeira e o Samba surgiram nas comunidades pobres brasileiras, de raízes Africanas. Ambas tornaram-se importantes polos de identidade na luta contra as condições degradantes de vida e tornaram-se uma força essencial em diferentes segmentos da sociedade brasileira. A Escola se utiliza dessa força integradora e a concilia essa cultura com o nome de Deus, justiça, paz, alegria de viver, diversão com movimento/exercício e música, assim como com a boa relação com o próximo e consigo mesmo.
Com essa sacada extraordinária, estamos a caminho de nos formar uma nova comunidade interesse geral, mas com perfil próprio, onde todos são muito bem vindos. Ficamos felizes também por chegar até você!
Acompanhe a Celebração do Dia Sinodal da Igreja: