“Vocês são o sal da terra; vocês são a luz do mundo”. (Mateus 5.13-14)
No domingo, 27 de agosto, as Paróquias do Sínodo Paranapanema – Norte, reuniram-se em Rolândia-PR, para celebrar o Dia da Igreja.
Vieram caravanas das Paróquias de Assis - SP, Campo Mourão - PR, Londrina – PR, Maringá – PR, Presidente Venceslau – SP, e das diversas Comunidades de Rolândia – PR.
O Sol brindou-nos com um lindo dia! E, apesar do friozinho, o calor da acolhida – com um bom café - e do reencontro aqueceram o dia!
O culto eucarístico, recheado de hinos de louvor, teve como palestrante, P. Nilton Giese, de Curitiba, que trouxe-nos uma bela palavra sobre o tema do ano da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) para 2023 - “Vocês são o sal da terra; vocês são a luz do mundo”. (Mateus 5.13-14), apontando já para os 200 anos da presença luterana no Brasil, a serem comemorados em 2024.
Os jovens tiveram um encontro especial, com a palestra “O impacto da tecnologia nas relações familiares”, dirigida pelas psicanalistas Katiane Baú e Marilise Soler; e as crianças aprenderam um pouco mais sobre a “Rosa de Lutero” – inclusive confeccionando suas rosas.
Pela manhã ainda tivemos a bela apresentação do grupo Folclórico Weise Schwan, de Rolândia.
Depois do almoço, o grupo Teatrando, da SOAME, apresentou o “Monólogo das Mãos”, no salão – Jugendheim – e após, os Grupos de Canto e Corais fizeram suas apresentações: Maringá, Assis e Rolândia – ACEL. Cantamos junto, nos encantamos com a beleza dos hinos e a alegria de todos.
Antes de partirmos, recebemos a bênção de Deus, e seu envio. Cada Paróquia presente recebeu um pedaço do pão que havia sido posto no altar. E também o convite para a celebração de 2024 – agosto, na Colônia Riograndense – celebrando os 200 anos da presença Luterana no Brasil, e os 100 anos da Comunidade!
Por lembrancinha, todos receberam um cordão com a “Rosa de Lutero” – a Cruz, dentro do coração, e este dentro de uma rosa branca, cercada pelo azul celeste, e adornada por um anel dourado, das dádivas amorosas de Deus.
Até aqui nos trouxe Deus, guiou-nos com amor, fé, e esperança. E segue a nossa frente, e em nossos corações.
Texto da Pa Ramona Weissheimer