Neste domingo,23/06, a Comunidade de Confissão Luterana de Ipiranga - Paróquia Luterana das Araucárias, celebrou um culto emocionante de dedicação da torre e sino! Contando com a presença do Pastor Sinodal Alfredo Jorge Hagsma e pastor local Jefferson Schmidt. Após o culto compartilhamos um delicioso almoço!
Gratidão a todas as pessoas que não mediram esforços para que este sonho se tornasse realidade!
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Salmo 127.1)
Segue breve relato da história da comunidade:
Na década de 1960 e 70, um grande processo migratório surge no Brasil. Famílias migram do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina para novas áreas de colonização em busca de melhores condições de vida. A construção da Usina de Itaipu também teve sua influência nesta imigração. Em 1978 algumas famílias evangélico-luteranas oriundas do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina, especialmente de Santa Helena vieram morar em Ipiranga. Até então não havia Comunidade Luterana em Ipiranga. Estes precisavam se deslocar até Ponta Grossa para participar dos cultos.
Com o aumento de famílias luteranas, criou-se um ponto de pregação. No dia 19 de setembro de 1979 foi celebrado o primeiro culto na casa de um dos membros, sob a coordenação da Diaconisa Irmã Lúcia, da Paróquia dos Campos Gerais – Ponta Grossa.
A partir de 1981 a Comunidade de Ipiranga foi incorporada pela nova Paróquia criada com sede em Irati. Todos estes impulsos despertaram o desejo de construir um grupo de OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras evangélicas). Então, no dia 29 de abril de 1982 se realizou a primeira reunião do grupo, tendo como local a residência da sra. Anna Hein. Foram fundadoras presentes neste encontro: Anna Hein; Marli Hoffmann; Lori Saueressig; Eli Pitsch; Irene Persike; Ingrid Jahn; Veda Costa.
Em 1984 a comunidade construiu uma pequena capela de madeira para celebrar seus cultos e demais encontros. Posteriormente adquiriu uma nova área na entrada da cidade, onde em 1996 inaugurou seu novo templo em uso até os dias atuais.
O ano de 2024 é marcante para a história da comunidade. No dia 10 de maio, juntamente com outras igrejas evangélicas do município, foi decretada a data de 31 de outubro como Feriado da Reforma Protestante. No dia 23 de junho a inauguração da torre e dedicação de um sino, além da reforma e pintura exterior de seu templo. Uma comunidade viva! Gratidão a Deus.
(Autor: P. Jefferson Scmidt)