Da Praça Martim Lutero - Jaraguá do Sul - para o LUTHERGARTEN - Wittenberg
17/08/2011
1 | 1
No mês de maio, o P. Carlos Luiz Ulrich e a Pa. Claudete Beise Ulrich tiveram a alegria de receber em Wunstorf/Alemanha visitantes especiais vindos da Paróquia Apóstolo Tiago/Jaraguá do Sul. Quem foram estas visitas especiais? O presidente da Paróquia Sr. Ingo Engelmann juntamente com a sua esposa Maria Aparecida Engelmann e o vice-presidente Odemir Schmidt e sua esposa Lirian Schmidt. Além de visitar a família do P. Carlos e da Pa. Claudete que atuam há dois anos na Landeskirche Hannover, na cidade de Wunstorf, Alemanha, os casais tiveram a oportunidade de visitar várias cidades, igrejas e apreciar as belezas da Primavera alemã. Com muita alegria o P. Carlos fez um churrasquinho alemao (Grill) para a turma. Uma vista da Prefeitura de Hannover. A igreja mais antiga da Região de Wunstorf – inaugurada em 1129-1134. Stadtkirche – Igreja da Cidade no centro de Wunstorf. Esta Igreja foi inaugurada em 1570. Observem que também era tempo de Schützenfest. Na frente da Igreja vê-se o Maibaum.
No entanto, um dos momentos mais emocionantes da viagem foi a visita à cidade de Wittenberg, onde Martin Lutero pregou as 95 teses. Vista da torre da Igreja do Catelo de Wittenberg, em cuja porta lateral em 1517 Martin Lutero pregou as 95 teses. P. Carlos e Pa. Claudete defronte a porta onde Martin Lutero pregou as 95 teses em 31 de outubro de 1517.
Um momento especial da visita em Wittenberg para os casais foi a visita ao Jardim Lutero. Ter acompanhado o processo da criação e construção da Praça Martin Lutero no Bairro Amizade em Jaraguá do Sul foi um momento importante em nossa vida comunitária e pastoral. Agora, poder mostrar o Jardim Lutero (Luthergarten) para as lideranças da Paróquia Apóstolo Tiago fortalece a certeza e a necessidade de cuidarmos da natureza e criarmos mais praças em nossas cidades e plantarmos árvores para as gerações futuras. Martin Lutero disse certa vez: "Mesmo se eu soubesse que o mundo fosse acabar amanhã, ainda assim eu plantaria a minha macieira hoje." No Jardim Martin Lutero todas as igrejas luteranas estão representadas através de uma árvore que ali foi plantada. O jardim Lutero fica ao lado da Igreja do Castelo em Wittenberg. A árvore da IECLB é de número 156. Ela foi plantada pelo ex-pastor presidente Walter Altmann no dia 18 de julho de 2010. É uma cerejeira – Pruns padu. A criação do Jardim Lutero está acontecendo dentro da „década de Lutero“(1517 -2017), organizada pela Federação Luterana Mundial, que prepara a chegada do aniversário dos 500 anos da colocação por Lutero das 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Convento dos Augustinianos em Wittenberg – atualmente museu. Lutero e Catarina viveram e acolheram muitos estudantes nesta grande casa. Lutero A primavera é uma maravilha. As cores encantam. A vida renasce e tudo fica alegre e colorido.
A visita foi muito agrdável, alegre e especial. DEU PARA MATAR UM POUQUINHO DAS SAUDADES.
P. Carlos Luiz Ulrich Pa. Dra. Claudete Beise Ulrich Wunstorf - Alemanha