Curso de meditação responde a desafios deste milênio

20/06/2007

Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br

No início do mês, nos dias 1 a 3 de junho, aconteceu no Lar São José o curso “A Meditação do Coração”. A proposta é uma iniciação à arte da meditação e destinou-se a pessoas interessadas em aprender os métodos de acordo com as tradições espirituais da igreja cristã. “A partir do crescente número de formas e métodos de meditação por igrejas não-cristãs, nos sentimos desafiados a redescobrir nossa própria tradição contemplativa e mística”, esclarece o Dr. Paulo Butzke, pastor-assessor de Formação do Sínodo Vale do Itajaí e coordenador do projeto.

De acordo com o casal Jorge e Terezinha Cardozo, o curso mostrou um caminho seguro para se auto-encontrar, buscando o transcendental de uma forma simples e didática. “Acreditamos que vale a pena percorrer estes caminhos que, certamente, irão nos tornar mais humanos”, comentam. Nilberto Loos enfatiza que são momentos de pura reflexão espiritual, verdadeiros encontros com o Criador.

Dentre os programas e técnicas que integram o curso, podem-se destacar os fundamentos antropológicos da meditação como postura corporal, respiração, controle do fluxo de pensamentos e a iniciação nas tradições espirituais da oração do coração. “Eu consegui parar, silenciar, orar, observar uma flor, sentir minha respiração, prestar atenção no meu pulso, olhar e a mim mesma enxergar”, declara Elisiana Klabunde. Já Tereza Mager compartilha: - O encontro e toda a prática me fizeram muito bem, pois trouxeram uma felicidade inexplicável e muito gostosa.

Para Butzke, mais do que em outras épocas, o terceiro milênio caracteriza-se por uma intensa busca por espiritualidade. Ele explica que os limites da técnica e da racionalidade na compreensão do mundo e na própria existência são evidentes. “Por isso, cada vez mais as pessoas procuram formas de espiritualidade capazes de dar sustentação ao cotidiano”.

 


Autor(a): Sínodo Vale do Itajaí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 3465
COMUNICAÇÃO
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br