Curso de Alimentação Integral e Plantas Medicinais

15/07/2009

1 | 1
Ampliar


Entusiamo e alegria marcaram a solenidade de entrega de certificados aos 28 participantes do Curso de Alimentação Integral e Plantas Medicinais do Instituto Superior de Educação Ivoti. O curso fez parte do Projeto Cultivando as Flores da Adolescência que, nesta edição, conta com o auxílio da Gustav Adolf Werk (Obra Gustavo Adolfo), instituição alemã que ao comemorar seus 175 anos em 2007, mobilizou recursos para o financiamento de projetos sociais em diferentes regiões do mundo. Na solenidade de entrega de certificados, o Prof. Dr. Manfredo Wachs, diretor do Instituto Superior de Educação Ivoti, ressaltou a necessidade da humanidade ressignificar seus valores, buscando a preservação da vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável da comunidades. Também agradeceu à Gustav Adolf Werk, aos participantes, parceiros e coordenação pelo apoio e empenho de todos visando o êxito do curso e na construção de uma proposta que interliga o saber acadêmico ao saber popular.

Coordenado pela Profa. Soeli Presser e Pastora Marli Brun, o curso abrangeu, além de oficinas de preparo de alimentos, o estudo da qualidade e do valor nutritivo dos alimentos, uso de plantas medicinais no preparo dos alimentos, biologia dos alimentos, estudo dos produtos de época para o preparo dos alimentos, cuidados alimentares no tratamento de doenças, montagem de um mini-jardim-horta, construção de projetos de alimentação integral e plantas medicinais para desenvolvimento nas comunidades. Entre os assessores, além da coordenação do curso, integraram a equipe a nutricionista Ana Marília Wittmann Link, Simone Flores Wisniewski e a doutoranda em Ciências Biológicas, Profa. Signorá Peres Konrad. O curso manteve, em todas as suas etapas, uma interface permanente com a comunidade de Ivoti através da assessoria do Engº Laerte Correa Silva da Emater, do Sr. Claudio Neis e apicultores da Cooperativa dos Apicultores de Ivoti (COAPI), do Sindicato dos Trabalhores Rurais de Ivoti, da Prefeitura Municipal de Ivoti, através do Sr. Edio Klein, vice-prefeito e responsável pelo Departamento de Agricultura do Município. Significativo também foi para os/as participantes a montagem de uma horta-jardim em miniatura, realizada com auxílio das crianças participantes do Projeto Herbário Vivo, assessoradas pela coordenadora do Projeto Soeli Presser e pela Profa. Renati Kordörfer do Instituto de Educação Ivoti. Na última etapa, os/as participantes tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir produtos dos feirantes da Feira Agro-Ecológica de Ivoti.

Participaram do curso membros da Paróquia Evangélica de Parobé, Portão, Ivoti e de Feliz, filiadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Sínodo Nordeste Gaúcho), da Escola Estadual 19 de Outubro, Escola Estadual Mathias Schütz, Centro Infantil Bom Jardim, Grupo Sempre Alegre de Picada 48 Alta, Grupo de Senhoras de Picada Feijão, Pastoral da Criança de Ivoti, Secretaria Municipal de Educação de Lindolfo Collor, Escola Municipal Monteiro Lobato e do próprio Instituto de Educação Ivoti. Também se inscreveram pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos na área da alimentação integral e plantas medicinais, as quais souberam do curso graças a divulgação dos meios de comunicação local e regional. O evento foi realizado dia 15 de junho, às 16 horas no Instituto Superior de Educação Ivoti.

COMUNICAÇÃO
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br