Cumprindo com as suas atribuições, a Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) vai oficiar os Cultos de Ordenação ao Ministério Eclesiástico referentes ao ano de 2014, nas seguintes datas e locais:
2 de fevereiro de 2014, às 19 horas
Comunidade Evangélica Luterana de Santa Cruz - Centro
Rua Venâncio Aires, s/nº - Santa Cruz do Sul/RS
Carina Inês Schmidt (MP)
Felipe Kessler (MM)
Flávio Weiss (MP)
Franciele Huwe Wergutz Weiss (MP)
Jonas Krause (MP)
Sonia Mara Duarte Hining (MD)
16 de fevereiro de 2014, às 9 horas
Paróquia Evangélica Luterana em Santa Maria de Jetibá
Rua Hermann Roelke, 230 - Centro - Santa Maria de Jetibá/ES
Adriel Raach (MP)
Carlos Rominik Stur (MP)
Luiz Temóteo Schwanz (MP)
Marcelo Peter da Silva (MP)
Sérgio Wruck Klippel (MP)
22 de fevereiro de 2014, às 19 horas
Paróquia Evangélica Luterana Barra do Rio Cerro
Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador
Rua Pastor Albert Schneider, 354 - Barra do Rio Cerro - Jaraguá do Sul/SC
Angela Dutra Lopes Meyer (MP)
Beatriz Regina Haacke (MP)
Cristiane Rubert (MP)
Daiana Ernest (MP)
Gleidson Ademir Fritsche (MP)
Jaime José Ruthmann (MD)
Luiz Carlos Teixeira Melo (MP)
Marlete Stein Giese (MP)
Pamela Milbratz (MP)
(MD) Ministério Diaconal
(MM) Ministério Missionário
(MP) Ministério Pastoral
Conforme o Estatuto do Ministério com Ordenação da IECLB:
1. Comunidade cristã confessa ter em Jesus Cristo seu único mediador entre Deus e as pessoas, não necessitando de outros mediadores. Todo membro é sacerdote, chamado a cultuar Deus em sua vida. Contudo, a comunidade precisa de pessoas que ensinem o Evangelho e sejam responsáveis pela administração dos Sacramentos, a fim de que a Igreja seja edificada. Para tanto, foi instituído por Deus o Ministério. Este Ministério anuncia a salvação que há em Cristo e o próprio Cristo age através dele (Lc 10.16, Rm 10.15-17 e 2Co 5.20).
2. A toda pessoa batizada, cabe a tarefa de ser testemunha do Evangelho. Na verdade, ela participa do Ministério da pregação e da responsabilidade pela boa prática dos Sacramentos. Mesmo assim, há necessidade de a comunidade chamar pessoas que o façam publicamente, isto é, com responsabilidade especial, devendo ser formadas para tanto, examinadas e incumbidas. A comunidade não pode deixar esta tarefa à vontade própria do indivíduo ou à espontaneidade dos seus membros. Ela precisa organizar e avaliar o testemunho a partir das bases confessionais da Igreja. As pessoas chamadas pela comunidade devem ter clareza sobre seu chamado por Deus, refletido sobre ele e ter testado o seu chamado em diálogo com outros.
4. [...] O Estatuto do Ministério com Ordenação se refere aos Ministérios específicos, criados pela IECLB e que são o Ministério Pastoral, o Catequético, o Diaconal e o Missionário. Estes são os Ministérios com ordenação, cujo campo de ação se estende por toda a IECLB e para além dela.
5. O regulamento dos Ministérios com ordenação procura fazer jus à unidade e diversidade do Ministério Eclesiástico. A Ordenação necessariamente confere o direito à pregação pública da Palavra e à administração dos Sacramentos. A responsabilidade teológica dos Ministérios, portanto, é a mesma. A diferença está nas áreas de atuação, que são diversas. As diferenças deverão ser respeitadas, mas elas não devem suprimir a unidade do Ministério.
Art. 5º. A Ordenação, ao inserir o Ministro ou a Ministra no Ministério da Igreja de Jesus Cristo em todo o mundo, estabelece um vínculo confessional e ministerial com a IECLB e a sua missão.
O Estatuto Completo pode ser lido no Portal Luteranos - clique aqui