Celebramos a dádiva de ser pai, celebramos a dádiva de ter pessoas que exercem a função de pai em nossa vida, louvamos a Deus, com alegria e gratidão, porque ele nos cuida como um Pai e uma Mãe amorosos!
Celebramos a dádiva da família e, especialmente, da função dos pais (alguns já avôs e bisavôs) nos cultos nas quatro comunidades que integram a Paróquia do Parecis: Sapezal, Campos de Júlio, Brasnorte e Campo Novo do Parecis, no domingo do Dia dos Pais e no domingo que antecedeu a este.
Os cultos aconteceram (sem apresentações) COM a participação de filh@s, pequen@s e crescid@s: nas orações, com as mãos do pai entre as suas; nas canções com gestos com a animação das crianças e dos adultos; no auxílio musical com chocalhos e na brincadeira: “Quem é o meu pai?”, “Quem é o meu filho?”.
Da pregação (Êxodo 16.2-4; 9-15) destacamos:
• Assim como nós, filh@s, pedimos e contamos com a ajuda de nossos pais e mães ao longo da vida, o texto bíblico nos conta de uma das muitas ocasiões em que o povo de Israel precisou de ajuda, pediu e Deus, que é como um Pai amoroso, veio em seu socorro;
• Deus ouviu o murmúrio, o pedido de ajuda do povo e o socorreu através de fenômenos da natureza que lhe pertence (maná e codornas). Deus permitiu a sobrevivência do povo no deserto;
• Três questões para a atualidade: 1) O povo pediu – ter humildade para reconhecer que precisamos de ajuda, como pais, como filh@s; 2) Deus escutou o murmúrio porque o assunto era sério. Nós precisamos aprender a ouvir noss@s filh@s com mais atenção, sem os ruídos da vida moderna, e auxiliá-los quando o assunto for sério; 3) Ao mesmo tempo, o povo precisou aprender a ouvir qual era a vontade de Deus, pois o excesso do alimento recolhido no dia estragava! Precisamos, tod@s, aprender a ouvir a voz de Deus! Filh@s também precisam aprender a ouvir pai e mãe, pois eles são autoridade na família!
• Relação entre filh@s, pais e mães é um caminho de duas vias: Eu te ouço e tu me ouves. Deus ouve; nós ouvimos noss@s filh@s. Deus quer que o ouçamos para que experimentemos vida em liberdade; filh@s precisam também aprender a ouvir a Deus e a ouvir as pessoas que exercem a função de pai e mãe!
Na Comunidade em Sapezal Maria Luísa Fabriz Schmidt tornou-se membro da grande família cristã pelo Batismo!
No encerramento dos cultos as crianças auxiliaram a distribuir um cartão com uma oração que dizia:
“Bondoso Deus! Obrigado pelo dia de hoje! Obrigado porque me concedeste a graça de ser pai. Permita que eu ame profundamente meu(s)/minha(s) filh@(s). Que minha vida possa ser um exemplo a ser seguido. Conceda-me sabedoria no exercício da paternidade, alegrias na família, coragem e ânimo diante das dificuldades. Que eu também possa orgulhar-me de meu(s)/minha(s) filh@(s) e que toda nossa família experimente o amor e a paz que vem de ti! Amém.”
Fotos: Sandra Schwingel (Sapezal) e Rose Schenkel (Campo Novo do Parecis)