No dia 10 de outubro de 2009, por ocasião do 3° Festival da Diversidade Cultural de Santa Maria de Jetibá, foi celebrado um culto ecumênico com a participação das comunidades da IECLB, da IELB e da Igreja Católica.
O Festival da Diversidade Cultural, realizado pela terceira vez em nossa cidade, reúne diferentes grupos culturais da região. Além das oficinas culturais que ocorrem durante três dias consecutivos, também acontecem apresentações diversas e muita confraternização.
No sábado à noite foi celebrado culto de louvor pela diversidade cultural. A celebração que, desta vez, aconteceu no templo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, teve a participação do P. Valdemar (IECLB), do P. Selmírio (IELB) e do Pe. Ermindo (Igreja Católica). A parte musical coube aos trombonistas, provenientes de diversas comunidades da IECLB, participantes do festival. A pregação baseou-se nos textos bíblicos de 1 Coríntios 12.1-11 (diversidade de dons) e Mateus 25.14-30 (parábola dos talentos). Ressaltou-se, na mensagem proferida pelo P. Valdemar, que a diversidade de dons, uma criação divina, precisa ser reconhecida e valorizada cada vez mais em nosso meio. Pois Deus valeu-se da DIVERSIDADE para dar mais sa bor, mais perfume e mais cor à vida que, às vezes, é tão sofrida. A diversidade de dons foi a maneira que Deus encontrou para tornar este mundo melhor, para fazer crescer o seu reino entre nós.
Encerrada a celebração, o público - que não coube todo no templo - foi conduzido, em procissão guiada pelos músicos presentes, até o Ginásio de Esportes Hermann Roelke, onde ocorreram diversas apresentações culturais.
Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz