No novo espaço de cultos da Paróquia em Resende o Coral de Vozes das Agulhas Negras, entoando um hino, preparou a entrada dos pastores que acompanharam Edélcio Tônio Tetzner até ao altar, para receber a sua Ordenação ao Ministério Pastoral. E a Comunidade cantou: “Aqui você tem Lugar”. Assim iniciou a Celebração de Ordenação do novo Pastor da IECLB na Paróquia de Resende-RJ, em 02 de setembro de 2007.
Com louvor, oração e alegria a Comunidade de Resende e Região, abrigando todos os visitantes, membros da Comunidade de Belo Horizonte onde o pastor Edélcio realizou o seu Período Prático, o Coral das Agulhas Negras e o Grupo de Canto da Igreja Presbiteriana, viveu mais um importante capítulo da sua história. Todos manifestaram gratidão por aquele momento de comunhão e de presença com Deus, especialmente Metrolina Buss Tetzner e Elpidio Tetzner que acompanharam e testemunharam a Ordenação para o Ministério pastoral de mais um de seus filhos. Pois, agora, são pais de três pastores, atuando nas comunidades da IECLB.
A direção do Ato de Ordenação na IECLB é uma atribuição do Pastor Presidente. Dr. Walter Altmann, não podendo estar presente no culto em Resende, autorizou formalmente o Pastor Sinodal Guilherme Lieven para realizar o ato representando a Presidência da IECLB. No ato da ordenação, que contou com os pastores assistentes Gert Müller e Rolf Schünemann, o pastor Edélcio recebeu de presente, enviado pelo P. Dr. Walter Altmann, a Bíblia Sagrada e Hinos do Povo de Deus; também uma estola, peça da vestimenta litúrgica, presenteada pelo Sínodo Sudeste, entregue ao pastor Edélcio por seu irmão, pastor Edílson Tetzner.
Fundamentando suas reflexões no texto do Evangelho de João 10.1-16, o pastor Sinodal Guilherme Lieven proclamou a mensagem do culto, referindo-se a Jesus Cristo como o Supremo Pastor e aos pastores e pastoras das comunidades como mensageiros do Supremo Pastor das Igrejas que vocaciona e ordena pessoas para o Ministério apostólico da sua Igreja.
As lideranças do Sínodo Sudeste foram representadas no culto pelo Presidente Sinodal, Miltom de Oliveira, que mencionou a alegria de testemunhar mais um significante momento da Igreja no Sudeste Brasileiro. Disse ser aquela a sua vigéssima visita as comundiades. Parabenizou a pequena Comunidade de Resende por assegurar a presença luterana em rEsende e região com dedicação, com espírito ecumênico e com a identidade confessional luterana que proclama o Deus do amor, da graça e da Reconciliação.