A igreja necessita empregar todos os seus esforços para que o evangelho de Jesus Cristo seja anunciado em palavras e ações. Para isso ela vive e é enviada ao mundo, ordenando pessoas para que, em seu nome, anunciem, proclamem, ensinem, intercedam por cura, consolem e dêem testemunho do evangelho (Manual de Ordenação e Instalação). Com estas palavras o P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, Pastor Presidente da IECLB e o P. Inácio Lemke, Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense convidaram de forma ampla, para o Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico.
O Culto de Ordenação aconteceu no dia 22 de fevereiro último, na Comunidade Cristo Salvador, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Barra do Rio Cerro, Jaraguá do Sul / SC.
A Ordenação foi presidida pelo Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, assistido pelo Pastor Anildo Wilbert. Presente na Celebração estavam também vários Pastores Sinodais, Pastores e Pastoras, Catequistas, Diáconos, Diáconas, autoridades civis e convidados especiais. A própria Comunidade respondeu com número grande de presença. Foram marcantes as caravanas que vieram de longe ou de perto, acompanhando os Ordenandos de suas Comunidades de origem, ou onde realizaram o Período Prático de Habilitação ao Ministério, ou para onde foram recentemente enviados os novos Ministros/as Ordenados. Destacamos aqui a vinda de uma pequena caravana da Comunidade Nipo-Brasileira, de São Paulo, acompanhada do P. Hirotaka Tokuhiro.
Foram Ordenados ao Ministério Pastoral: Ângela Dutra Lopes Meyer, Beatriz Regina Haacke, Cristiane Rupert, Daiana Ernest, Gleidson Ademir Fritsche, Luiz Carlos Teixeira Melo, Marlete Stein Giese e Pamela Milbratz e ao Ministério Diaconal: Jaime José Ruthmann.
A IECLB já realizou este ano, no dia 02 de fevereiro, a Ordenação de 06 novos Ministros na Comunidade Evangélica Luterana de Santa Cruz do Sul, RS. Igualmente no dia 16 de fevereiro, a Ordenação de 05 novos Ministros em Santa Maria de Jetibá, ES. A IECLB Ordenou neste início de ano, 20 novos Ministros e Ministras. Mesmo assim, desafiamos mais jovens que se sentem vocacionados para ingressarem no estudo de Teologia e futuramente fazerem para do quadro de Ministros e Ministras da IECLB.