Floresça onde Deus te plantar. Esta frase acompanhou a diácona Enedíria em todo seu ministério e já no primeiro campo de atividade ministerial, no Rio de Janeiro, quando esta frase estava na parede de seu escritório. Desta forma e florescendo ao longo de muitos anos, no dia 28 de maio de 2023, aconteceu o culto de Gratidão e Bênção pelo tempo de ministério da Diácona Enedíria Foesch. Em seus anos de ministério e vida, a diácona passou por muitas dificuldades, como a luta por direitos de pessoas excluídas, a luta pela vida e dignidade. Enedíria trabalhou em instituições, escolas e comunidades da IECLB. Um dos fatos mais marcantes de sua trajetória foi quando ela sofreu um acidente retornando de uma Assembleia Sinodal. Em decorrência disso, ela foi hospitalizada. Quando ganhou alta do hospital, no retorno para casa sofreu outro acidente.
Talvez alguém possa pensar que esta situação foi muito injusta para ela, pois ela estava servindo a Deus, na IECLB, e mesmo assim se acidentou. Para a diácona, esse acidente foi motivo de continuar perseverando no ministério diaconal, com resiliência, na certeza de que Deus esteve com ela em todos estes momentos difíceis.
O culto de gratidão foi celebrado pelo P. Jeferson Rusch e pelo Pastor sinodal Eduardo Paulo Stauder em parceria com diáconos e diáconas da Comunhão Diaconal da IECLB. Estiveram presentes, além da Diácona Enedíria, o Diác. Arlindo Becker, a Diác. Sônia Kohlrausch Henkel, a Diác. Marli Blos, a Diác. Márcia Bolla, e o Diác. Dionata Rodrigues de Oliveira.
Entrar no quadro de ministros e ministras eméritas significa a aposentadoria diante das questões formais da Igreja. Entretanto, certamente Enedíria continuará vivenciando a diaconia de Jesus, florescendo onde Deus a plantar.
Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira