Culto de Ação de Graças marca início da aposentadoria do P. Clóvis Lindner

07/05/2023

P. Clóvis Lindner 1.
P. Clóvis Lindner 2.
P. Clóvis Lindner 3.
P. Clóvis Lindner 4.
P. Clóvis Lindner 5.
P. Clóvis Lindner 6.
P. Clóvis Lindner 7.
P. Clóvis Lindner 8.
P. Clóvis Lindner 9.
P. Clóvis Lindner 10.
P. Clóvis Lindner 11.
P. Clóvis Lindner 12.
P. Clóvis Lindner 13.
P. Clóvis Lindner 14.
P. Clóvis Lindner 15.
P. Clóvis Lindner 16.
P. Clóvis Lindner 17.
P. Clóvis Lindner 18.
P. Clóvis Lindner 19.
P. Clóvis Lindner 20.
1 | 1
Ampliar

Uma bonita celebração de Ação de Graças marcou o envio à aposentadoria do P. Clóvis Horst Lindner, na manhã de domingo, 7 de maio, na Comunidade Cristo Bom Pastor, em Timbó/SC. Um grupo de canto formado por ex-integrantes da Juventude Evangélica da década de 80, quando atuava naquela comunidade, entoou canções escritas por Clóvis ao longo da sua trajetória.

Na pregação, Lindner falou de esperança, quando resumiu os seus 45 anos de ministério pastoral, sendo voz profética para a sociedade, lutando contra a desigualdade, a exclusão, a fome e a destruição ambiental. “O que me moveu foi o anúncio da esperança e o despertar para a solidariedade. Esperança pode motivar, encantar, impulsionar, abrir novos caminhos. A esperança não é individual, mas comunitária. Deus não é indiferente a tantas tragédias e sofrimento. Ele se solidariza. Aquele que morreu na cruz é um Deus conosco e nos desafia a sermos solidários com os que sofrem, e a buscar igualdade, paz e justiça. A esperança cristã nos chama a conjugar o verbo esperançar, que torna a esperança uma ação”.

Clóvis tem muito forte em sua trajetória, o trabalho com jovens. Na antiga 2ª Região Eclesiástica da IECLB coordenou durante anos acampamentos, festivais de música e canto, retiro de lideranças e olimpíadas esportivas. Também foi presidente do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE). A comunicação é outra de suas paixões. Dividiu com ela sua história ministerial. Foi membro fundador do Jornal O Caminho e exerce a função de Diretor de Redação do periódico até hoje. Foi editor das 64 edições da Revista Novolhar. Autor do livro Cidadania Faça a Sua Parte (Editora Sinodal). Além da paróquia de Timbó, também atuou em Assis/SP e em Blumenau/SC.

Ao lado da esposa Ingrid e rodeado por familiares, Clóvis foi enviado à aposentadoria pelo pastor sinodal Alan Schulz, quando deixou palavras de ânimo e confiança para este novo tempo. Lembrou a frase do teólogo Jürgen Moltmann “Em todo fim está oculto um novo começo. Quando você procura por ele, ele o achará”.

Ministros e ministras do Sínodo prestigiaram o culto especial. Após homenagens de lideranças da comunidade e da paróquia, o culto encerrou com uma canção de autoria de Clóvis, composta na época da juventude: “Vamos nos dar as mãos, fechar a roda do amor”. O grupo de canto contagiou as pessoas presentes e todas se deram as mãos e alegraram-se pela história e trajetória da família Lindner. “Um pastor nunca se aposenta. Agora estou autorizado a fazer no ritmo que o novo tempo permite. Não pretendo pendurar a chuteira (ou o talar!).”
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 70320
COMUNICAÇÃO
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br