Culto da Ressurreição realizado às 5h30 em S. Bento do Sul/SC

07/04/2010

1 | 1
Ampliar



Era madrugada do dia de Páscoa. Assim como as mulheres saíram de madrugada, já quase ao amanhecer para preparar o corpo de Jesus, assim também membros da comunidade do centro de São Bento do Sul saíram cedo de casa para prepararem com muito amor, carinho e dedicação o Culto da Ressurreição. Eram 4h30 da madrugada e mulheres da comunidade e do grupo de OASE já estavam na cozinha recebendo guloseimas preparadas com muita dedicação pelos membros.

A igreja estava decorada com muito bom gosto e dedicação, além dos arranjos dos bancos, também um sepulcro montado ao lado do altar e uma cruz florida, inicialmente coberta por um pano preto. O culto iniciou as 5h30 com um badalar especial dos sinos, seguido do prelúdio “Bem de manhã embora o céu sereno” ao som do órgão de tubos e de violinos.

Após os três toques de bumbo, o grupo de juventude fez a primeira parte de uma encenação. Com narração e trilha sonora de fundo musical, os jovens (bem dispostos e empolgados, independente do sono...) apresentaram à comunidade um pouco sobre a vida de Jesus: o anúncio do anjo à Maria, o nascimento de Cristo, o seu ministério, o plano para tirar a vida e traição de Judas, crucificação e sepultamento.

Seguiu-se então a liturgia do culto e, de acordo como ela ia acontecendo algumas coisas foram sendo modificadas, como por exemplo, enquanto as pessoas oravam de olhos fechados, a pedra foi removida do sepulcro e o pano preto sobre a cruz florida foi retirado. O evangelho segundo Mc 16. 1-8 foi a narração da segunda parte da encenação em que as três mulheres foram ao sepulcro e o encontraram vazio, sendo recebidas pelo anjo que anunciou a ressurreição de Cristo.

Após a pregação a vela do círio pascal 2010 foi trazida e introduzida ao lado da pia batismal. A parte final do teatro foi muito marcante, em que o anjo dirigiu palavras à comunidade e a entrada do Cristo ressurreto que também dirigiu palavras sobre a sua ressurreição e esperança aos membros que ali estavam, comoveu muitas pessoas. A esta altura o dia já estava clareando. Uma coreografia litúrgica a partir da música “Celebrai a Cristo” abrilhantou e alegrou ainda mais a celebração.

A comunidade teve ainda a oportunidade de recordar seu batismo e renovar as promessas batismais. Ao encerrar o culto, os membros seguiram ao pastor João e ao teólogo Marcio que, paramentados, foram junto com a comunidade em cortejo ao salão da OASE e após os devidos cumprimentos e acomodações, cantou-se o hino “Damos graças ao Senhor, damos graças” como cântico de mesa e todos puderam se confraternizar acompanhados de um delicioso café.

















Veja mais informações sobre o Tempo de Paixão e Páscoa - 2010


Autor(a): Sínodo Norte Catarinense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 6186
COMUNICAÇÃO
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br