O Sínodo Nordeste Gaúcho realizou a sua 22ª Assembleia no dia 25 de maio em Três Coroas, iniciando com o culto no templo da comunidade local. Os/as delegados/as presentes e autoridades foram saudados/as com votos de boas vindas pelo presidente da assembleia, Celso Nicolau Kerber, entre os quais o P. Dr. Mauro Batista de Souza, 2º vice presidente da IECLB, representando a Presidência da Igreja.
O culto foi oficiado pela pastora sinodal Tânia Cristina Weimer, pelo pastor vice sinodal Charles Werlich e os ministros locais P. Matias Francisco da Silva e P. Leonir Arno Lohmann, auxiliados por uma equipe de liturgia especialmente composta para esta celebração. Na pregação a Pa. Tânia falou da boa nova da salvação, da promessa de que não estamos sozinhos, que temos o Consolador conosco sempre e que há sinais do Reino de Deus ao nosso redor. Riquíssimos sinais do Reino de amor, paz e missão. Jesus sempre encorajou os seus discípulos para que fizessem a sua missão. Ele prometeu que nunca os deixaria sozinhos, que enviaria o Espírito Santo para os acompanhar. Devemos estar dispostos a ser receptores e praticantes do amor de Deus. Jesus continua chamando a cada um de nós para experimentar o amor de Deus e vivenciá-lo neste mundo conturbado. É nosso dever dar mais sabor e mais volume a esta prática para termos comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias.
Neste culto também aconteceu a instalação do Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira, como assessor de Diaconia no Sínodo, atividade que já está exercendo desde o dia 1º de abril. A oferta do culto foi destinada para a Missão no Sínodo da Amazônia, conforme o plano nacional de ofertas da IECLB e somou a importância de R$ 801,30. As paróquias foram desafiadas para uma ação diaconal, para trazer à Assembleia produtos não perecíveis em prol do Hospital de Três Coroas - Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel. Simbolicamente alguns produtos foram levados ao altar e tudo foi encaminhado posteriormente ao hospital.