Dia 10 de junho é comemorado o dia da ministra e do ministro religioso na IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). O Sínodo Nordeste Gaúcho encontrou uma forma singela de agradecer àqueles e àquelas que “ensinam, cuidam, curam, guiam, ouvem e amparam” as pessoas em suas comunidades e paróquias. Foi entregue aos ministros e às ministras uma cuia e bomba de chimarrão personalizados com a logo da IECLB e do Sínodo.
A data lembra os quatro ministérios na IECLB: catequético, diaconal, missionário e pastoral.
Em anos anteriores o Sínodo oferecia uma janta para as famílias pastorais. Já no ano passado e também neste ano isso não foi possível devido a pandemia. Para agradecer por todo trabalho, dedicação e esforço que os ministros e as ministras realizaram, principalmente no último ano, encontrou-se uma forma de demonstrar essa gratidão oferecendo um presente útil e que, praticamente, todos e todas usam no seu dia a dia.
Ministros e ministras não mediram esforços para acolher as pessoas nesses quase 15 meses de pandemia. Também tiveram que se reinventar diante de uma nova demanda que exigiu conhecimentos tecnológicos, uso da internet e recursos audiovisuais para gravação e transmissão de cultos e reuniões on-line.
Cuidar de quem cuida foi a razão principal que moveu essa ação que partiu da diretoria do Conselho Sinodal, da Pastora Sinodal Tânia Cristina Weimer e do vice pastor Sinodal Charles Werlich.
As cuias e bombas foram confeccionadas por Benno Chimarrão e Churrasco.