No final do curso de Teologia, os estudantes que aspiram ao Ministério com Ordenação na IECLB participam de um Seminário de preparação ao Período Prático (PP). O Seminário é organizado e coordenado pela Secretaria da Habilitação e ocorre em duas datas e locais diferentes. Neste seminário, recebem informações e compartilham dúvidas com relação ao processo. Além disso, têm acesso a orientações, materiais e documentos com a finalidade de subsidiar o preparo para a inscrição e o Exame de Admissão.
Após a efetivação da inscrição para o Exame de Admissão e antes de ser designado para uma das Comunidades da IECLB, o candidato ao PPHM passa por um processo de avaliação. O objetivo desta avaliação é identificar quais são as condições do candidato para a realização do Período Prático. Neste processo, procura se identificar habilidades e dificuldades tanto no que diz respeito ao conhecimento técnico e teológico acadêmico, quanto no nível pessoal, físico e emocional.
Neste programa, prezamos por conhecer o candidato por meio da realização de uma avaliação integral, que inclui entrevista, exame oral e escrito, avaliação psicológica e clínica. Esta etapa que ocorre após a inscrição é o chamado Exame de Admissão ao Período Prático. Os indicadores obtidos nesta avaliação, juntamente com os dados pessoais dos candidatos, são encaminhados para a Comissão de Designação e Envio da IECLB, que analisa os dados e busca entre os Mentores e os campos de Período Prático disponíveis aqueles que considera serem os mais adequados para desenvolver o candidato nas suas necessidades.
Durante o PP, o candidato ao Ministério dispõe do acompanhamento de um Mentor ou uma Mentora que orienta e auxilia a candidato no aprendizado da prática ministerial. Além do Pastor Sinodal e do Mentor, o Presbitério e a Comunidade de modo geral têm um papel importante neste período. É por meio da Comunidade e dos seus representantes que a Direção da Igreja conhece, orienta, avalia e decide quem serão os seus futuros Ministros e Ministras. Fonte: Jorev Luterano