O Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense realizou sua primeira reunião ordinária de 2024. Foi a 23 de março, na Paróquia Planalto Central Catarinense, em Curitibanos/SC. Essa é a menor Paróquia do Sinodo, com cerca de 250 pessoas batizadas. Também é a Paróquia mais distante da Sede Sinodal.
Durante a manhã, o Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann apresentou o documento-base do Fórum de Missão, que acontecerá de 10 a 14 de abril, em São Leopoldo/RS. Destacou que, conforme o documento, o foco do Fórum é “fortalecer a vitalidade comunitária, enquanto organismo vivo – Corpo de Cristo e estimular o crescimento integral como forma de contemplar o impulso que vem do Senhor da Igreja”. A palavra bíblica em Atos 2.42-47 é a referência nesse sentido.
Após, apresentou os resultados da pesquisa de levantamento de opinião junto às paróquias em 2023. 100% das paróquias do Sínodo responderam a essa pesquisa. Destacou a necessidade de ser retomado o processo de planejamento missionário no Sínodo, paróquias e comunidades. A tendência ao decréscimo, conforme a ciência estatística, impactou as lideranças presentes. Foi lembrado que, a partir de Mateus 28.16-20, há o impulso para mudar essa tendência.
À tarde, o Presidente, Sr. Roberto Luiz Carneiro, conduziu os assuntos administrativos. O destaque é a “saúde financeira” existente, a boa condução e a transparência, características da Igreja Luterana em todos os níveis. Os Setores de Trabalho do Sínodo, igualmente, relataram o bom ânimo existente nos inúmeros encontros de qualificação de lideranças que vêm ocorrendo. Foi ainda aprovado um novo Ponto de Pregação, a “Luterana de Araquari/SC”.
Apesar de uma viagem de aproximadamente cinco horas para a maioria das lideranças presentes, ficou a certeza de que foi um dia muito bem investido. A participação foi de quase 100%.