Correspondência: Dia da Igreja – Dons a serviço da vida

O Dia da Igreja já começou e está mais próximo de você.

06/06/2024

Estimadas comunidades, paróquias e entidades do Sínodo Nordeste Gaúcho. Ministras e ministros, presbíteros e presbíteras, irmãs e irmãos na fé em Jesus Cristo!

Somos pedras vivas (1 Pedro 2.5). No batismo, a água é derramada como sinal de nova vida. A água do batismo nos une a Deus, numa experiência única que permanece durante toda a nossa vida. O amor de Deus nos acolhe como filhos e filhas. Somos parte do seu povo e assim caminhamos pela vida testemunhando a nossa fé, vivendo o amor, anunciando a esperança.

A água, que é fonte de vida, veio na forma de chuva em maio. Uma chuva impressionante e intensa que encheu os rios, ocupando ruas, casas, cidades. Provocou deslizamentos, fechando estradas e levando casas. Infelizmente, vidas também foram perdidas. Famílias perderam suas casas e pertences. Igrejas e espaços comunitários também sofreram com a força das águas. Expressamos a nossa solidariedade às pessoas que sofrem e buscamos o consolo que vem de Deus.

Vivemos, agora, um momento de reconstrução. A prioridade é reconstruir a vida. Temos o compromisso de viver o amor de Deus junto às dores deste mundo. Diante desta prioridade, repensamos a forma de celebrar o Dia da Igreja.

Os recursos financeiros e humanos, os nossos esforços e mobilização, destinados para o Dia da Igreja, ganharam uma nova prioridade, que é auxiliar famílias e comunidades na reconstrução das suas vidas. Desta forma, o Dia da Igreja ganha um novo formato. Estaremos juntos e juntas na fé, no dia 27 de outubro, em celebrações sinodais organizadas em diferentes lugares. Ainda, estamos definindo os locais das celebrações. Pensamos em pelo menos 4 lugares, um em cada núcleo. A definição dos locais acontecerá durante o mês de junho.

Não celebraremos os 200 anos de Presença Luterana num único espaço, mas num único e mesmo espírito de colocarmos os nossos dons a serviço da vida. A nossa unidade na fé em Cristo, que nos move a caminhar em esperança solidária, será celebrada. Ou melhor dizendo, já está sendo celebrada nos diversos gestos de solidariedade que envolvem pessoas e comunidades.

Somos pedras vivas. É com gratidão e alegria que fazemos esta afirmação que revela a força da vivência da fé e do amor. A diaconia foi expressa de forma concreta nos grupos que fizeram marmitas, lanches, que ajudaram na limpeza de casas e igrejas, que receberam e distribuíram doações. Muito foi feito e continua sendo feito.

O Dia da Igreja já começou e está mais perto de você. Acompanhe as informações do Sínodo Nordeste Gaúcho para saber qual será o local de celebração do Dia da Igreja mais próximo de você e mobilize a sua comunidade. Somos pedras vivas. Coloque os seus dons a serviço da vida.

Fraternalmente em Cristo,

Estância Velha, 05 de junho de 2024 
 

Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder
Presidente do Conselho Sinodal Alecio Patzlaff
 

COMUNICAÇÃO
+
Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br