O Coral Luterano da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) de Rio Negro/Mafra, teve início com a vinda do Pastor Artur Melzer, que assumiu a Paróquia em 1942.
Grande conhecedor da música e do canto sacro, preocupou-se com o Canto Coral. Inicialmente formou um grupo de senhoras, que antecedeu o atual Coral Luterano.
Em seguida visitou famílias, incentivando-as à criação de um Coral de vozes na Igreja. Logrou êxito.
Em 23 de Outubro de 1943, as 20:00 horas, compareceram à Igreja várias pessoas alegres e dispostas a iniciarem seus ensaios de canto, tendo como dirigente o próprio pastor Melzer.
Os primeiros integrantes foram: Anita Heinerici, Irmgard Leistner, Targina Wittig, Hildegard Erhardt e Ella Ritzmann como sopranos. Anita Schuster,
Cornélia Heinerici, Erna Metzger, Edith Bostelmann como contraltos. Julius Stritzinger, Frederico Uhlmann e Manfredo Stritzinger como tenores e Alfredo Erhardt e Carlos Erhardt como baixos.
Com a transferência do Pastor Melzer em 1956, a direção foi passada para a cantora Dirce Stritzinger, que, com alegria e dinamismo desempenhou a regência até seu falecimento em 31 de julho de 1997.
Após essa data, assumiu a regência o cantor Egon Werner, indicado pela regente Dirce ao se sentir com problemas de saúde.
Egon Werner vem desempenhando até hoje a regência do Coral, com o apoio de Márcia Silene Schelbauer Valério.
O Coral Luterano participa nos Cultos, nos Encontros de Corais, e em várias apresentações culturais, levando a Palavra cantada com alegria.
Como dizia o Pastor Melzer: “Uma Comunidade deve ouvir a Palavra de Deus cantada, pois esta, melhor expressa o louvor a Deus. Música e letra também são capazes de consolar pessoas”.
E assim, louvando a Deus e cantando a Sua Palavra, neste ano de 2013 o Coral Luterano completou seus 70 anos, contando atualmente com 52 integrantes.