O Coral “Castelo Forte da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Cosmópolis comemora a data com uma apresentação especial neste sábado
O mais antigo Coral em atividade de Cosmópolis, o Coral "Castelo Forte", comemora 87 anos de existência; o primeiro registro oficial de sua apresentação data de 1924 quando da inauguração do primeiro templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, então localizado no Núcleo Campos Salles, área rural da cidade de Cosmópolis (SP).
A música sempre fez parte da vida dos imigrantes suíços e alemães, tanto no dia-a-dia da colônia, nas inúmeras cantorias que comemoravam os aniversários e animavam outras celebrações como nos ritos religiosos. Em meados de 1920 formou-se o primeiro coro de vozes mistas, sob a regência de Franz Warga; até então existia apenas o coro de vozes masculinas. Naquela época, a Igreja de Confissão Luterana fazia parte da Sociedade Campos Salles que compreendia também uma escola e a associação recreativa "Die Deutche Eiche" e era muito comum a realização de festas as quais compareciam corais de outras localidades que se revezavam nas apresentações.
Lembrando um pouco mais da história do "Coral Castelo Forte", no ano de 1933, o grupo foi o primeiro colocado no Concerto Colÿsen realizado na cidade de Santos, litoral de São Paulo, enfatizando que naquela época o canto eraem idioma Alemão.
Começou a II Guerra e com ela a perseguições na Europa e as retaliações no Brasil; a língua Alemã foi proibida e assim a comunidade luterana de Cosmópolis precisou adaptar-se as novas exigências da política vigente na época. A guerra finalmente acabou e, em 1947, o Coral retomou suas atividades, mas no idioma Português, assim como a Igreja e a escola que então oferecia aulas em Português e Alemão.
Atualmente o Coral "Castelo Forte" conta com 21 componentes sob a regência de Marlene Dias; tem como vestimenta oficial uma toga na cor menta com gola branca, e uma segunda vestimenta composta de calça preta e blusa branca com echarpe azul, para as mulheres; e calça preta e camisa azul para os homens.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Cosmópolis, atendida pelo P.Leandro Luís da Silva, faz parte a União Paroquial, que congrega as comunidades de Rio Claro, Limeira, Pires, Monte Mor, Indaiatuba e Campinas, a qual anualmente promove um Encontro de Corais. O evento, realizado no início do mês de dezembro nestas cidades em sistema de rodízio, é comemorativo ao Advento.
Os ensaios acontecem semanalmente no templo da Igreja que neste ano completou 105 anos de existência em Cosmópolis. Os integrantes compõem-se em Contraltos: Cássia Kugel, Mara Kugel, Roseli Rolfsen, Sara Kugel e Tânia Bico; Sopranos: Andressa Lausan, Edith S. Malesson, Erica Bentlin, Ida Klingohr, Iolanda Pinto, Jemima Queiroz (organista), Mathilde S. de Almeida, Nádia Kadow e Veranice Kil; Baixos: Nelson Mahling, Waldemar S. de Almeida e João Böttcher; Tenores: Fábio Kugel, Isaías Dias, P. Leandro Luís da Silva e Waldemir de Freitas.
Neste sábado, o Coral “Castelo Forte” fará uma apresentação especial em comemoração ao seu 87º aniversário, mostrando repertório de música sacra e música popular brasileira. O evento acontece, às 19h30, no templo da Igreja situado à Praça Martinho Lutero nr. 15, em Cosmópolis.