Coral

Quem somos: O Coral da Comunidade de Rio Claro, através das letras sacras e da melodia, anuncia a Palavra de Deus, levando o conforto, a esperança, o testemunho de fé, a comunhão entre seus integrantes e a todos os ouvintes nas apresentações das quais participa.


Histórico

Os evangélicos luteranos, vindos da Alemanha e Suíça, para recordarem as lembranças de suas pátrias distantes, reuniam-se às vezes em um determinado lugar e lá cantavam e se alegravam. Certo dia surgiu a idéia de cantarem nos cultos. Foi assim que surgiu o Kirchenchor, que quer dizer: Coro da Igreja. Este Coro (Coral) iniciou as suas atividades em 03 de abril de 1892.

Com o Coral começou uma vida diferente na Comunidade, naquela época, Deutsche Evangelische Kirche (Igreja Evangélica Alemã), porque os componentes do Coral, além de participarem de muitas festas e apresentações, sempre colaboraram de mãos dadas com o movimento da Igreja.

O primeiro Regente do Coral foi o Pastor Theodor Koelle, que dirigiu o mesmo de 1892 à 1920. Devido a sua enfermidade a regência foi assumida por sua filha, a professora Christinna Koelle, que permaneceu até 1927, participando de apresentações e abrilhantando os cultos dominicais. O Coral passou a ter nova direção, em 1927, com a vinda para o Brasil do professor Alfred Roth, por ser um bom organista. Grande foi o seu trabalho em despertar em alguns dos componentes o dom de cantar solos. Em junho de 1929, o professor Roth retornou à Alemanha e foi substituído pelo professor Carlos Klein que permaneceu como Regente até 1932. Neste ano assumiu a Sra. Julia Koelle que permaneceu até 1939. Ela foi substituída pelo Pastor Gehard Graetz que atuava na Comunidade, o qual assumiu a regência até sua aposentadoria no ano de 1982. Após, o Coral passou a ter como Regente a professora Lizelote Augusta Eichenberger Palota, a qual regeu o Coral até início de 2009. Desde então a jovem pianista Eliane Bergmann Fernandes assumiu a regência do Coral.

O Coral existe há 118 anos. Nesse tempo o Coral já gravou dois discos (1975 e 1992), e em dezembro de 2007 participou na gravação de um CD por ocasião do 25° Encontro de Corais da União Paroquial de Campinas.

Atualmente o Coral conta com mais de 20 componentes. Participa em cultos da Comunidade e em cultos ecumênicos, em casamentos, em celebrações festivas, em encontros de Corais dentro e fora da Comunidade Luterana, etc. O Coral tem como lema: Unidos em uma só voz em harmonia com todos.

Um fato interessante do Coral é que ele sempre permaneceu em atividade, ininterruptamente, desde sua fundação. Isto, graças a Deus, que sempre abençoou e motivou pessoas a assumirem a Regência e a participarem voluntariamente neste importante departamento e ministério da Comunidade.

Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br