Dar esmola

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Mateus 6.1-4

Tu, porém, ao dares esmola, ignore a tua esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola fique em secreto”. (vv. 3s.)



O que está sendo dito aqui, corresponde ao que São Paulo diz em Romanos 12 e outras passagens: “O que contribui, contribua com simplicidade”. Dar com simplicidade significa dar sem a intenção de conseguir honra, favor, reconhecimento ou proveito pessoal. Significa não se importar com as pessoas, se são agradecidas ou não, mas dar livremente o que se deseja dar, a exemplo de Deus que faz o sol brilhar a cada novo dia sem se importar com os homens, se são gratos ou não, mas agindo como se não visse ninguém. Simplicidade de coração é buscar não isso ou aquilo, mas tão-somente a vontade e a glória de Deus.
Por isso, o mundo se acha num estado lastimável. Quer seja bom, quer seja mau, nunca está certo. Pois ou pretende, abertamente, ser um diabo, praticando a iniqüidade, ou, então, pretende ser o próprio Deus, praticando boas obras. Não se pode suportar nem um nem outro. Por isso, ninguém pode praticar uma boa obra exceto o cristão. Porque se a pessoa age como simples homem, pratica a boa obra, procurando glória e proveito pessoais, e não a glória de Deus. E, mesmo que alega fazê-la para a glória de Deus, é mentira e falsidade.
A pessoa dá esmola em secreto quando o coração não se manifesta e não procura glória e fama, mas dá livremente, pouco se importando com os outros, se vão notar e louvá-lo ou não. Porque a singeleza de coração encobre a esmola e não procura nem se preocupa com reconhecimento ou ingratidão, bem ou mal, deixando isso aos cuidados de Deus.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Boas Obras
O nosso Deus é Deus libertador Salmo 68.19-35
Boas obras Lucas 10.25.37
O bom samaritano Lucas 10.25-37
Deus nos encontra no próximo Mateus 25.41-46
Dar esmola Mateus 6.1-4
Sem recompensa Mateus 10.5-15
Amar o inimigo Mateus 5.43-48
Para o bem do próximo Romanos 15.1-6

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 4
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22515
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br