A autoridade secular

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Romanos 13.11-14

A autoridade é ministro de Deus para o teu bem”. (v. 14)





A autoridade secular é uma imagem, sobra e figura da autoridade de Cristo. Pois o ministério da pregação traz e confere justiça, paz e vida eterna. A autoridade secular, por sua vez, preserva a paz, o direito e a vida nesse mundo transitório. Mas nem por isso deixa de ser uma gloriosa instituição divina e um precioso dom de Deus que institui um precioso dom de Deus que institui a autoridade secular e quer que a mesma seja mantida como algo de que não se pode abrir mão. Se não houvesse a tal autoridade, a convivência humana seria impossível, pois, a exemplo dos animais irracionais, que devoraria o outro.
A autoridade secular protege seu corpo para que ninguém o mate; protege sua esposa, para que ninguém a tome e abuse dela; protege os filhos, menino e menina, para que não sejam seqüestrados e desviados; protege sua casa e lar, para que não sejam saqueados e arrombados; protege campo, gado e todos os bens, para que não sejam atacados, roubados, saqueados ou danificados.
Você concorda? Se os pássaros e animais pudessem falar, diriam, observada a autoridade secular entre os homens: “Estimados humanos, comparados conosco, vocês são deuses, não homens. Como vocês vivem seguros e têm todas as suas coisas em segurança! Nós estamos sob constante ameaça de outros no que diz respeito a tudo: vida, moradia e sustento. Ai de vocês por serem tão mal-agradecidos, por não verem que vida maravilhosa Deus deu a vocês comparada com a nossa”.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Senhor e o Povo
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra Salmo 119.105-112
O Senhor e seu povo Lucas 19.41-48
Deus adverte sem cessar Lucas 19.41-44
A graciosa visitação de Deus Lucas 19.41-44
A autoridade secular Romanos 13.11-14
Da guerra Salmo 46
O poder temporal ordenado por Deus e mantido pela oração 2 Samuel 10.9-12
Deus e César Lucas 20.19-26

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22490
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br