Seu descanso será glorioso

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: João 19.38-42

“No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim e, neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto. Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e, por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus”. (vv. 41s.)

Este é um grande serviço: tomam conta do corpo de Jesus sem vida e não temem o poder de Pilatos. Vão e fecham o sepulcro. Cristo descansa, Deus tem de agir. Assim foi o sepultamento de Jesus.
Deus, nosso Senhor, certamente permite que se honrem os mortos e não simplesmente se joguem fora como se faz com os cachorros. Porque o corpo cuja alma se fundamenta na palavra de Deus terá de ressuscitar. Porque vivemos não só de pão, mas de toda a palavra de Deus. Nisso baseia-se a ressurreição.
Agora, não devemos nos esquecer disto: Todas as mulheres, sim, todos os apóstolos duvidaram de Cristo e ninguém acreditou que ele ressuscitaria. É o que também disseram aqueles dois que estavam a caminho de Emaús. Pois, se tivessem tido alguma esperança, não o teriam embalsamado e deitado num sepulcro. E se isso tivesse sido obra humana, Deus não o teria feito e na Escritura esse dia também não teria chamado o grande dia. Este artigo é muito mais grandioso do que o primeiro, que diz que Deus criou os céus e a terra. E, também, ninguém pode ser salvo a menos que creia que Deus ressuscitou Jesus Cristo. Esta fé não é obra humana, mas é operada por Deu, como Paulo e as Escrituras repetidas vezes afirmam.
Agora, aquela palavra sobre seu domínio precisa se cumprir.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Crucificado
Compassiva é a tua graça Salmo 69-16-36
O crucificado Mateus 21.1-9
Judas e Pedro 2 Coríntios 7.5-10
Julgado pelas autoridades constituídas Mateus 26.57-68
Não chorem por mim Lucas 23.27-32
Da recepção do Sacramento 1 Coríntios 11.23-29
O malfeitor na Cruz Lucas 23.39-43
Seu descanso será glorioso João 19.38-42

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 19 / Versículo Inicial: 38 / Versículo Final: 42
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20363
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br