Ele - nosso servo

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Mateus 20.20-28

“Tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos”. (v. 28)



Aprenda a amar esse quadro. Não há maior sujeição ou servidão do que esta: o Filho de Deus se torna servo e toma sobre si os pecados de cada ser humano, por mais pobre e miserável ou desprezado que seja. Seria algo de grandioso e de causar espanto, de fazer com que todo mundo ficasse de olhos, ouvidos, nariz e boca abertos e não se cansasse de pensar sobre isso, se o filho de um grande e poderoso rei viesse à casa dum mendigo, cuidasse dele em sua doença, limpasse sua sujeira e fizesse todas aquelas coisas que, de outra forma, o mendigo teria que fazer. Não seria isso uma grande humildade?
Por isso, bem que valeria à pena a gente cantar, pregar e falar sobre isso sempre, e, ao mesmo tempo, amar e louvar a Deus por esse feito. Pois que outra coisa temos aí senão isto: o Filho de Deus se torna meu servo e se humilha tanto assim que toma sobre si e leva a minha miséria e o meu pecado, sim, o pecado e a morte de todo mundo, e se dirige a mim dizendo: “Você não é mais pecador, mas eu, eu tomo seu lugar; você não cometeu pecado, e sim, eu; o mundo inteiro está envolto em pecado, mas você não tem pecados, e sim, eu. Todos os seus pecados devem ser colocados sobre mim e não sobre vocês”. Ninguém consegue compreender isso. Na vida futura contemplaremos o amor de Deus em eterna bem-aventurança.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Filho do Homem veio para servir
Elevo a Deus a minha voz Salmo 77
O Filho do homem veio para servir João 13.1-5
Ele - nosso servo Mateus 20.20-28
Nosso Salvador tem de ser Deus e Homem Filipenses 2.5-11
A servidão do Pecado Gálatas 1.1-5
Ele expiou nossos pecados Colossenses 1.13-20
A imagem da Graça Números 21.4-9
Seguir a Cristo João 15.18-27

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 20 / Versículo Final: 28
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20200
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br