Ouvir a Palavra de Deus

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: João 7.14-24

“Se alguém quiser fazer a vontade daquele que me enviou, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo”. (v. 17)



Esta é a vontade do Pai: que prestemos atenção no que o Cristo homem diz e demos ouvido à sua palavra. Você não deve sofismar a palavra de Deus, tampouco colocar-se acima dela ou torná-la objeto de disputas, mas, pura e simplesmente, ouvi-la. Então o Espírito Santo virá e deixará seu coração bem preparado, para que, de coração, você possa crer na pregação da palavra divina e dizer: Esta é a palavra de Deus e a pura verdade; e também arrisque sua vida por ela. Agora, se você quer que a gente ouça o que você tem a dizer, e com a razão humana anula a palavra de Cristo; se você se considera mestre da palavra, introduzindo nela doutrinas estranhas, investigando como deve ser interpretada e fazendo com que as palavras tenham o sentido que você quer; se você levar a sério a palavra apenas quando a coloca em dúvida e quer julgá-la segundo seu modo de entender, isso não significa ouvir nem ser aluno; isso é ser mestre.

Dessa forma, jamais se chega ao ponto de entendê-la e dizer: Esta é a palavra de Deus. Por isso, tranque a porta de sua razão e calque aos pés a sabedoria, não permitindo que, no que diz respeito a sua salvação, elas fiquem aí andando às apalpadelas, sintam ou pensem algo. Ouça tão-somente o que o Filho de Deus tem a dizer, qual é sua palavra, e atenha-se a ela. Ouvir, ouvir é o que importa. Fazer isso é cumprir à risca a vontade do Senhor nosso Deus. e ele prometeu dar o Espírito Santo àquele que ouve o Filho, iluminá-lo e dar-lhe vida, para que tenha a clara compreensão de que se trata da palavra de Deus! Deus o transformará num homem segundo o seu coração. Isso ele certamente fará.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Destino da Palavra
Falou Deus na sua Santidade Salmo 60
O Destino da Palavra divina Lucas 8.5-15
Ouvir a Palavra de Deus João 7.14-24
A Palavra em forma de servo Mateus 11.25-30
O Diabo odeia a Palavra Lucas 8.9-15
O Silêncio de Deus é ira Amós 8.11-14
O desprezo da Palavra de Deus João 12.44-50
Remir o tempo Números 14.39-45

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 7 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 24
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20167
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br