HORATIUS BONAR (1808-1889) HPD Nº 200, 450
Horatius Bonar (1808-1889)
Nasceu: 19 de dezembro de 1808, Broughton Velho, Edimburgo, Escócia. Faleceu: 31 de julho de 1889, Edimburgo, Escócia. Sepultado no Adro de Canongate
Horatius Bonar foi chamado o príncipe de escritores de hinos escoceses. Era filho de um especialista em assuntos de impostos. Já na sua juventude decidiu viver uma vida com Cristo. Depois de se formar na Universidade de Edimburgo, ele começou a servir, dentro da Igreja da Escócia, como assistente missionário em Leith. Na sala de reuniões de um bairro de má fama ele dirigiu cultos e aulas de escola dominical, para os quais ele mesmo inventou os hinos. Estes ele mandou imprimir em folhas e distribuir entre as crianças.
Ele foi ordenado em 1837, e em 1838 se tornou pastor da Paróquia de Norte, em Kelso. Ele se juntou à Igreja Independente na Escócia depois do Rompimento em 1843, e durante algum tempo editou na igreja O Relógio do Limite. Bonar permaneceu em Kelso durante 28 anos depois dos quais ele se mudou (em 1866) para a Chalmers Memorial church em Edimburgo, onde ele serviu para o resto de sua vida.
Bonar escreveu mais de 600 hinos. No serviço fúnebre dele, o seu amigo Rev. E. H. Lundie, disse: Os hinos dele foram escritos em circunstâncias muito variadas, às vezes influenciados pelo som do riacho que balbuciou perto dele; às vezes afinado ao compasso pesado do oceano, cujas ondas espumadas se quebraram na praia pela qual ele vagou; às vezes orientados pela música rude do trem da estrada de ferro que o obrigou a cumprir seu dever; às vezes medido pelo ritmo silencioso das estrelas de meia-noite que brilhavam sobre ele.
Os trabalhos de Bonar incluem: Hymns of Faith and Hope (Hinos de Fé e Esperança), editado em 3 volumes entre 1857 e 1866.
O hino no HPD nº 200 Cantai e folgai! O Messias chegou!... é da autoria de Horatius Bonar e foi traduzido ao português por Sarah Poulton Kalley. A melodia encontra-se no Revival Tune Book de 1864. Arranjo a quatro vozes encontra-se sob Nº 55 e o título Exultai! no Hinário Evangélico com Músicas Sacras da Confederação Evangélica do Brasil, Rio de Janeiro, 1962.
Veja também: HPD 450: Ouvi o Salvador dizer: vem descansar em mim
Fonte:
- www.cyberhymnal.org/ e
- Friedrich Wilhelm Bautz Bonar em BBKL Volume I (1990), Coluna 679