HPD nº 195 Meu irmão, tu precisas falar com Jesus
Autor da letra: Lindolfo Weingärtner, 1974
Autor da melodia: Frank Graf
P. Lindolfo Weingärtner, depois de doze anos de docência na Escola Superior de Teologia em São Leopoldo, RS, trabalhou de 1972-1975 na Paróquia da Paz em Joinville, SC. No ano 1974 gozou um período de férias na Alemanha, junto com sua esposa. Ali teve muito tempo e suficiente tranqüilidade para observar e meditar. O resultado disso foi uma série de poesias.
Duas semanas passou em Mittenwald (Baviera), uma pequena cidade de fabricantes de violinos. Ali nasceu o texto de Meu irmão, tu precisas falar com Jesus. As pessoas que encontrou pareciam muito distantes, viviam como isoladas no meio da grande multidão. Era evidente que a solidão delas era o resultado da falta de confiança em Deus, causada pelo materialismo dos tempos modernos. Refletindo sobre este fenômeno, durante um passeio, espontaneamente se formaram alguns versos. Estes, depois, foram aperfeiçoados e converteram-se em poesia.
O P. Frank Graf teve a felicidade de compor, mais tarde, uma melodia singela e de fácil aprendizagem, de sorte que este hino logo se tornou querido por muitas pessoas.
O hino está inserido bem certo entre os hinos destinados a Missão e Evangelização. Ele não critica os que vivem sem Deus, mas lhes mostra a saída de sua solidão: – procurar Jesus!
A 2ª estrofe mostra Jesus, o bom Pastor, que convida os cansados e aflitos: Vinde a mim (Mateus 11,28-30).
As três estrofes seguintes citam exemplos bíblicos de pessoas que em Jesus encontraram respostas para as suas vidas: Nicodemos (João 3,1-15), Maria Madalena (Lucas 7,36-50), Pedro, André e outros discípulos (Lucas 5,1-11).
E a 6ª estrofe traz alguns exemplos de pessoas que rejeitaram o convite do Salvador: Pilatos, Judas, Caifás (Mateus cap.26 e 27).
A última estrofe repete mais uma vez o convite: Meu irmão, tu precisas falar com Jesus, e mostra que é mais fácil vencer a solidão dentro da comunhão de outras pessoas crentes, que formam o Povo de Deus, e permanecem na Palavra de Deus, na oração e no Partir do Pão (Atos 2,42).
Convém ler ainda o hino HPD nº 207 Sem Jesus tudo está perdido de Gerhard Schnitter, que é uma confissão de fé de alguém que em Jesus encontrou consolo e salvação.