HPD nº 193: Quem procurar a salvação, entregue a vida a Cristo
Letra: Georg Weissel (1590-1635)
Música: Johann Stobäus (1580-1646)
O hino HPD nº 193: Quem procurar a salvação, entregue a vida a Cristo (=EG nº 196: Such wer da will ein ander Ziel, die Seligkeit zu finden), originalmente era um hino para a época litúrgica de Advento. Pois Georg Weissel o escreveu por ocasião de sua instalação como pastor na Paróquia de Altrossgart em Königsberg, Prússia. O hino foi motivado pelo texto do Evangelho do 3º Domingo no Advento. Por isso Weissel escreveu como título acima deste hino: »Am 3. Sonntag des Advents« (No 3º domingo no Advento).
Foi neste domingo, em 1623, que Georg Weissel assumiu o pastorado de sua primeira e única paróquia. O texto do domingo foi Mateus 11,1-10, que trata da pergunta de João Batista dirigida a Jesus: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro? (V.3) e da resposta clara de Jesus: Ide, e anunciai o que estais ouvindo e vendo (V.4).Através do hino Weissel apresenta à Comunidade a sua proposta pastoral: Vocês procuram um pastor e guia? Abram olhos e ouvidos, pois Ele está a caminho, ele já chegou e quer ser o vosso Salvador. Não há outro Senhor além de Cristo somente (veja também Efésios 2,4-6 e Atos 4,12).
O hino tem uma construção artística que segue um plano bem elaborado. Usando linguagem simples e clara, Weissel apresenta uma confissão de fé cristã, na qual aparecem claramente as 4 colunas fundamentais da doutrina luterana: somos salvos somente por Cristo (1ª e 2ª estrofes), somente pela graça e por fé (3ª estrofe) e somente baseado na Palavra de Deus (4ª estrofe).
Em nosso hinário HPD este hino consta entre os hinos para Missão e Evangelização, onde está muito bem localizado. Pois também hoje em dia há muitas pessoas que estão procurando algo ou alguém que possa dar um sentido a sua vida. Deixam-se levar pelas ondas das ofertas modernas, que prometem mil maravilhas, mas no fim não satisfazem realmente. Cabe a nós ir e anunciar o que ouvimos e cremos: Somente Cristo pode satisfazer vosso faminto coração! (3ª) Quem procurar a salvação, não busque auxílio humano (2ª), mas entregue a vida a Cristo! (1ª).
A melodia é do organista amigo Johann Stobäus, o qual a havia criado originalmente (em 1613) para uma canção matrimonial.
A partir de 1595 Stobäus freqüentou a Lateinschule (escola de nível ginasial) em Königsberg. No ano de 1600 iniciou na mesma cidade o seus estudos na Universidade e cantou no coro da igreja. De 1599 até 1608 ele era aluno de Johann Eccard, (o maestro da orquestra da cidade). Em 1601 Stobäus passou a cantar o baixo na capela do Príncipe Eleitoral, e em 1601 tornou-se Kantor (chantre) na catedral em Königsberg. Finalmente em 1626 foi nomeado ao cargo de Kapellmeister (maestro da orquestra) pelo Príncipe Eleitor de Brandenburgo. Neste cargo permaneceu até o fim de sua vida.
Johann Stobäus muitas vezes compôs músicas junto com Johann Eccard. Em 1642 em Elbing e 1644 em Königsberg ele publicou duas partes de Preussische Festlieder (Canções festivas da Prússia) de Eccard. Stobäus é compositor de uma série de Motetes e hinos, reunidos em duas coleções (Frankfurt/Oder 1624 e Danzig 1634).
Fontes: Wolfdietrich von Kloeden, em BBKL, Volume XIII (1998) Colunas 691-693.
e Wikipedia, die freie Enzyklopedie.