HPD 148 Cristo acolhe o pecador
Jesus nimmt die Sünder an,
Mich hat er auch angenommen
Und den Himmel aufgetan,
Dass ich selig zu ihm kommen
Und auf den Trost sterben kann:
Jesus nimmt die Sünder an.
Cristo acolhe o pecador:
Anunciai-o a toda a gente
Que em caminho enganador
Se desvia cegamente.
Eis aqui o Redentor?
Cristo acolhe o pecador.
Este é o melhor hino de Erdmann Neumeister. Foi publicado em ”Evangelischer Nachklang”, 1718, e está baseado na antiga lição do Evangelho do terceiro domingo após Trindade (Luke 15:1-10), que conta as parábolas da ovelha perdida e da moeda perdida. Também podemos lembrar o convite de Jesus em Matt. 11: 28: Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. e Isaías. 1:18: Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
[Fonte: Dahle, Library of Christians Hymns]
O autor do texto deste hino foi Erdmann Neumeister (1671-1756)
A partir de 1685 Erdmann Neumeister freqüentou a famosa Escola de Príncipes na Saxônia. Esta, ao lado de Grimma e Meissen, desde a época da Reforma Luterana, teve por objetivo de oferecer uma formação sólida a alunos talentosos, não obstante sua origem ou situação financeira. Foi exatamente isso que Erdmann precisava, pois ele veio de uma família pobre. Depois estudou teologia na Universidade em Leipzig. Por breve tempo trabalhou como professor catedrático para história de literatura. Em 1697 assumiu o pastorado em Bibra e em Eckartsberga. A partir de 1704 lhe confiaram cargos mais elevados. Por dois anos era Pregador na Corte de Weissenfels. De 1706 até 1715 trabalhou em Sorau (Niederlausitz, Silésia) como Pregador-mor na Corte, Conselheiro Consistorial e Superintendente.
Em 1715 ele foi chamado para assumir o cargo de Pastor principal na Igreja St. Jacobi em Hamburgo – a Sião Luterana do Norte. Ali, com espírito belicoso, ele ensinou em prédicas e estudos catequéticos que todas as expressões de vida eclesiástica deviam ter como fundamento a Confissão Luterana, considerando que esta tem a melhor concordância com as Sagradas Escrituras. Em conseqüência disso ele se tornou adversário dos Pietistas. Além disso, se voltou contra as tentativas de união entre as Igrejas luterana e calvinista.
A maior influência sobre a vida espiritual de sua época Neumeister obteve através de suas atividades na área da Música Sacra. Em 722 hinos ele tentou expressar sua doutrina com habilidade artística e numa linguagem inteligível. No nosso hinário encontramos dois hinos de sua autoria: HPD nº 41 “Linda estrela, meu Jesus” (Jesu, grosser Wunderstern, EG Nr.32), baseado em Mateus 2,11; e HPD nº 148 “Cristo acolhe o pecador” (Jesus nimmt die Sünder an” EG Nr.147), baseado na parábola da ovelha perdida em Lucas 15,3-7. Ambos os hinos se cantam com a melodia de Meinen Jesum lass ich nicht, de Johann Ulich (1674).
Além disso pode-se chamar Neumeister o iniciador das Cantatas Sacras. Desde os anos que viveu em Weissenfels ele escreveu textos de Cantatas para sete anos litúrgicos. Compositores como Georg Philipp Telemann (1681-1767) e Johann Philipp Krieger (1649-1725) criaram as músicas para estas Cantatas. E Johann Sebastian Bach usou 7 textos de Erdmann Neumeister para suas famosas Cantatas.
Fontes:
- Markus Fischer “Erdmann Neumeister” em “Feste Burg Andachtsbuch 2006”
- S.Fornaçon Neumeister em RGG³, Tübingen 1960, Volume IV, coluna 1426