Com gratidão e alegria

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 135 – Com gratidão e alegria

O hino de Batismo HPD nº 135 Com gratidão e alegria chegamos a ti, Senhor é da autoria de Lindolfo Weingärtner. Foi elaborado em 1976 a pedido da Comissão do Hinário. Ele pessoalmente conta a respeito: Lembro-me ter lido umas novas canções suecas nas quais, ao menos quanto à forma, me devo ter inspirado.

Numa linguagem clara e bem compreensível o hino reflete a nossa prática batismal. Os versos são uma ótima oração para pais e padrinhos. Eles lembram, na 1ª estrofe, que nossos filhos são um presente precioso de Deus, eles fazem parte do rebanho do Bom Pastor tão bem como nós (veja Ev.João 10,11 e 27). A 2ª estrofe se refere a Marcos 10,14-16 que mostra o amor de Jesus às crianças. Baseado neste fato cantamos: Assim, Senhor, batizamos a criança em nome de Deus (3ª estrofe), isto é: podemos batizar nossos filhos, mesmo que sejam ainda crianças pequenas. Mas o Batismo não é uma mera cerimônia de iniciação na vida social. O alvo principal é o Reino dos Céus. Por isso o autor coloca na boca e/ou no coração de pais e padrinhos três pedidos. (1) Que tu a conduzas, ainda na 3ª estrofe; e depois, na 4ª estrofe: (2) Que a abençoas e (3) também muito importante: que nos assistas a viver o teu evangelho e a testemunhar teu amor! pois o exemplo vale mais do que muitas palavras.

Para podermos cantar esta oração, o próprio Weingärtner escolheu uma melodia* | que era muito popular (em grupos de OASE e de Estudos Bíblicos em alemão) e de fácil aprendizado. Ela contribuiu muito na aceitação deste hino do Batismo. O autor desta melodia (em 1885) foi o pastor Karl Kuhlo, e não o trombonista Johannes Kuhlo (1856-1941) como consta no nosso HPD.


Quem era o P. Karl Kuhlo (1818 – 1909) ?

Nasceu em 2 de outubro de 1818 em Gütersloh, Westfália, Alemanha.

Faleceu em 16 de março de 1909, em Bielefeld-Bethel, Alemanha.

Estudou teologia em Halle (a.d.Saale) e em Berlim, formando-se em Münster no ano 1843. Depois de sobreviver alguns anos como professor particular em Berlim e em Bielefeld ele assumiu o pastorado em Valdorf no dia 24 de abril de 1851. Ali trabalhou com dedicação durante 17 anos. A cavalo visitou os mais de 4000 membros que viviam espalhados nos arredores. Conseguiu tornar os cultos mais atrativos, não só através de suas prédicas, mas também por uma liturgia reavivada (p.ex. usando os Salmos em canto alternado com a comunidade, ou cantando os hinos com suas melodias originais). Levou sua comunidade a um cristianismo mais vivo e ativo, fazendo vê-la que a missão é tarefa de todos os cristãos. Em suas atividades Karl Kuhlo foi apoiado decisivamente por sua esposa Pauline ns. Waldecker, filha de um comerciante de Bielefeld, com a qual casou em 1851.
A partir de 12 de julho de 1868 Karl Kuhlo tornou-se capelão no Hospital Elisabeth em Berlim, onde também se aventurou a compor melodias para alguns hinos. Ele aposentou-se em 1892, passando os últimos anos de sua vida em Bielefeld-Bethel.

Karl Kuhlo tinha uma opinião bem definida a respeito da celebração dos cultos. Devia ser como um coro a várias vozes. A voz de Deus nos evangelhos é fundamental e indica o modo. A voz do pregador faz a melodia. Mas para chegar a uma harmonia plena não devem faltar duas outras vozes: (a) a voz dos antigos Pais da Igreja nos escritos confessionais e (b) a voz da comunidade em oração, intercessão e adoração. Por isso Kuhlo, com sabedoria e paciência, se esforçou em ensinar a sua comunidade, a fim de que não somente entendesse, mas também colaborasse ativamente na liturgia dos cultos. Ele começou com as crianças. Nas aulas de doutrina e na escola dominical elas aprenderam a recitar e cantar os antigos corais com mais ânimo, não tão vagarosos que em cada verso fosse necessário respirar três vezes, mas num compasso mais vivo, assim como se canta música popular. Junto com as crianças os adultos acabaram de gostar disso, e ficaram felizes que na liturgia não só cantaram os costumeiros Kyrie eleison, Amém e Aleluia, mas podiam entoar os Salmos em canto alternado entre pastor e comunidade.

Fonte: www.valdorf.org/index

* Trata-se do hino Ich bin durch die Welt gegangen da autoria da Eleonore von Reuss (1835-1903).


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 135. Com gratidão e alegria
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15433
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br