Nos dias 15 a 16 de maio de 1999 aconteceu a III Assembléia Geral Ordinária do Sínodo Sudeste – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – no Seminário de Pregadores em Araras, Petrópolis/RJ.
Estiveram presentes 91 pessoas representando as comunidades, paróquias e setores de trabalhos do nosso Sínodo, que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Contamos com a presença especial do Pastor Presidente da IECLB, Huberto Kirchheim.
Nossa Assembléia foi norteada pelo tema atual da Igreja “É tempo de lançar...”. Os representantes das comunidades demonstraram sua preocupação e unidade em torno dos mesmos propósitos e dos mesmos sonhos: ser uma Igreja mais solidária, participativa e atuante. As discussões manifestaram preocupação com o desemprego, a fome, a falta de saúde e de educação, a violência e os acontecimentos dolorosos da guerra em Kosovo.
Diante de tantas situações sem perspectiva imediata alimentamos a Fé de que é Deus que continua a cuidar de sua criação e a convicção de que o mundo é capaz de mudar. Para isso faz-se necessário cultivar idéias e ações na esperança de que cada membro da comunidade se transforme num agente para a construção de dignidade humana e paz. Enfatizou-se, ainda, que Deus é a fonte motivadora da comunidade para que esta possa se abrir e viver novos horizontes, a partir das promessas de Deus e da Fé. Devemos, portanto, manter em nossa consciência o ideal e a prática de continuar a tarefa de lançar sementes que expressem sinais do Reino.
Como família luterana entendemos que o viver da comunidade cristã deve estar sempre à luz da Misericórdia de Deus, irradiando para fora de seus muros e colaborando com a Missão de Deus no mundo.
Nesta época de Pentecostes, exortamos as nossas comunidades a submeter-se à ação do Espírito Santo na esperança de que se concretize a promessa de “um novo céu e nova terra nos quais habita justiça”.
Desejamos, por fim, que em todas as nossas comunidades, com todos os seus membros, estejam sempre presentes a Graça do Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus Pai, a Comunhão e Consolação do Espírito Santo.
Participantes da Assembléia.