Espiritualidade: paixão pela vida

Estudo

25/04/2004

A espiritualidade cristã libertadora e integral é partilha de amizade, de vida, de esperança e de sofrimentos. Ela não se conforma com a injustiça. Sonha e se arrisca pelas transformações urgentes de que carecem as pessoas com deficiência. Ela é ecumênica e abrange o todo, terra e céu. Todas as pessoas encontram nesta espiritualidade guarida, respeito, amor e dignidade. Todas as pessoas recebem dela o Espírito que dá vida plena e intercede por nós (Romanos 8.26)

Não podemos permanecer no nível superficial das coisas. Somos desafiados para a profundidade. E nisso a oração e a contemplação ajudam para que possamos viver espiritualidade cristã em todos os momentos. A espiritualidade nos permite uma experiência de Deus que nos convence do seu amor por nós. Somos amados. Somos gente perdoada. Gente liberta. Gente que é capaz de perdoar e de amar as pessoas que estão ao redor, mesmo quando elas o ferem e derrubam por não ser perfeito.

Essa espiritualidade nos anima ao seguimento de Jesus vivo. Contra a banalidade da vida, do individualismo doentio de nossos dias, ela nos ensina a viver a liberdade. E por isso temos razões para cantar e dançar diante do Criador, nas ruas e nos templos, nas escolas e nas praças, na terra e nas alturas. E tal experiência é gratuita e amorosa.

Somos livres para servir. Servir para criar espaços e experiências de liberdade e de vida. Servir como marca de comunhão. Servir livre e sem ter idéia utilitarista. Só por amar, por espontaneidade.

A espiritualidade só subsiste quando se alimenta diuturnamente da oração e da contemplação. Da oração contrita e alegre. Em horas boas e ruins. No recesso do quarto ou em meio à multidão nas ruas. No alto da montanha ou no fundo do abismo. Nos templos e nos mosteiros. Na escola, no carro, no ônibus, em meio ao trabalho, na loja, na padaria, ao lado do fogão ou no meio de um banho restaurador. Em todos os lugares podemos orar, clamar, contemplar e exaltar o Criador e Salvador. É que, a partir da novidade do evangelho da água viva, chegou a hora em que os verdadeiros adoradores de Deus o adoram em espírito e verdade.

Foi nossa intenção mostrar aqui que a espiritualidade é paixão pela vida. Ela é aberta, corajosa, compassiva e se alimenta da oração constante e profunda.

Técnica

Algumas idéias de técnicas para vivenciar espiritualidade com pessoas com deficiências severas, a partir do Salmo 23 e João 10.1ss. É importante destacar que os textos podem ser repetidos e utilizados em torno de dois anos.

Isto para celebrações, estudos, reunião com grupos de apoio, retiros.

v. 1: Pastor . ser apascentado; apascentar; cuidar; ser cuidado. Importante é tocar, rostos, mãos, cabeça...
v. 2: Pastos verdejantes . alimentar; ser alimentado; comer em conjunto, dar na boca (cremes), bolachas,
pão...
v. 3: Águas de descanso . refrigérios, acolhimento; tomar água, tocar com toalha molhada, balde com água...
v. 4: Tu estás comigo . colo, toque, a presença de Deus...
Vara e Cajado . apoio, cadeira de rodas, cama, muletas, mãos dadas...
v. 5: Mesa . tempo de comunhão, refeições em conjunto...
Óleo . ungir testas, mãos, pés, peito...
Cálice . copo cheio; copo vazio...
v. 6: Casa, lugar seguro, bondade e misericórdia - criar um ambiente acolhedor, música, flores, lugar

Egon Wutzke
Pastor Mestre

Dia Nacional da Diaconia - 25 de abril de 2004
 


Autor(a): Egon Wutzke
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Estudo/Pesquisa
ID: 13640
REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br